Como vem fazendo semanalmente há seis meses, o vice-prefeito Edvaldo Brito realizou hoje pela manhã (04.02) a reunião do carnaval com representantes das secretarias e órgão municipais, além de representes da Polícia Militar, Ministério Público Federal do Trabalho, Ministério Público Estadual, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Juizado da Infância e da Juventude. Foi a última antes da folia de 2010, servindo para ajustar os últimos detalhes e fazer uma avaliação de todo o trabalho desenvolvido na organização da maior festa popular do planeta.
O presidente da Cogel - Companhia de Governança Eletrônica do Salvador -, Nailton Lantyer, apresentou o trabalho que a empresa estará desenvolvendo nos dias de folia. Todos os postos da prefeitura terão internet, link de dados e telefonia, tudo em banda larga com tecnologia própria que depois boa parte será transferida para as escolas municipais. São 56 pontos de links com mais de 300 computadores. Qualquer problema num ponto será resolvido em menos de duas horas. O folião vai poder acompanhar o seu bloco online, no site da Saltur, com mapa do Google através de informação do GPS. 20 câmeras de alta definição vão gerar imagens em tempo real não somente para a prefeitura, mas também para a Central de Inteligência da Polícia. São câmeras que alcançam até 8 km com imagens de excelente qualidade, o que permite melhoria nas áreas de segurança, saúde, trânsito e serviços públicos. Através da Cogel, a imprensa terá acesso gratuito à internet em todos os circuitos do carnaval.
A Vara da Infância e da Juventude apresentou a campanha “Identifique seu Filho”, que conta com a colaboração de Bell Marques e Ivete Sangalo. A rede de lojas Insinuante patrocinou a confecção de pulseiras para a identificação das crianças, que estarão à disposição nas lojas e em postos do Juizado de Menores e de órgãos oficiais. As crianças perdidas serão enviadas para o CIAC de Ondina, localizado próximo ao Esquadrão Águia. Através do 0800-071-3030, as pessoas vão poder fazer denúncias ou dar informações. “O carnaval é uma festa gigante, que oferece riscos para a criança. O ideal é que os menores não sejam levados para a folia, mas, se forem levados, que sejam identificados”, diz Amaury Argolo, assessor do Juizado de Menores.
A Ouvidoria Geral do Município vai instalar postos na rodoviária, ferry-boat e aeroporto para colher informações sobre a expectativa de quem está chegando e a opinião de quem está saindo. “No final faremos uma avaliação com os pontos positivos e os negativos, que vai servir de subsídio para a organização da folia de 2011”, informa o ouvidor Waldenor Cardoso.
O vice-prefeito Edvaldo Brito agradeceu a colaboração de todos em todos esses meses e ressaltou que os frutos do trabalho já começam a aparecer, como o aumento no patrocínio oficial e a realização de um carnaval social, com a preocupação não somente com o folião, mas principalmente com quem faz a festa. Durante a folia, vai acontecer uma reunião diária de avaliação com os gestores municipais na Central de Gestão do Carnaval, e já ficou decidido que as reuniões semanais voltam em março, já organizando a folia de 2011: “No desenrolar de cada dia vamos avaliar o que precisamos mudar e o que acertamos para que tudo funcione perfeitamente bem na maior festa popular do mundo”, concluiu o vice-prefeito.