O grupo Barlavento realiza o show do cd Buraco de Maroca, no Teatro Gamboa Nova, dias 07, 21 e 28 de fevereiro, às 17 horas, com ingressos a R$5. O novo trabalho traz o autêntico samba-de-roda do Recôncavo baiano, canções que retratam a vida dos pescadores, das pessoas simples que moram à beira mar, homenageiam o Candomblé e salvaguardam o samba tradicional.
O cenário da apresentação é o pôr-do-sol da Baía de Todos os Santos visto através da parede de vidro localizada no fundo do palco.
A iniciativa de compor sobre o Recôncavo na capital baiana confere ao grupo influências urbanas e um maior leque para explorar os diversos estilos regionais. Gravado em Salvador, com direção de Júlio Caldas, e prensado com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Bahiagás, O cd Buraco de Maroca traz o ritmo do autêntico samba de roda. Entre os destaques estão as faixas: Pra iluminar você, que conta com a participação do Grupo Mandaia; Samba pra Jurema com o Maestro Fred Dantas no trombone; e Aonde? que conta com arranjo de Kiko Souza na flauta. Além disso, a música carro-chefe é uma homenagem a Dona Maroca, moradora da cidade de Ourives que se banhava todos os dias em um rio do local, o que gerou a composição da música.
É um disco simples que prioriza mostrar a importância do samba de roda como formação cultural da música brasileira. Neste álbum o Barlavento inovou e, além dos ritmos nordestinos sempre presentes em suas músicas, gravou Cadê Barravento? em ritmo de samba reggae, algo novo para o grupo. No cd, o Barlavento também homenageia o Candomblé, que para os integrantes do grupo é o berço do samba de roda.
Hamilton Reis destaca ainda outro ritmo: "neste trabalho, mostramos como a cultura do samba junino é absorvida nas vilas de pescadores, onde nem sempre as pequenas comunidades podem contratar um grupo típico junino. Assim, o samba-de-roda toma a forma e entra no ritmo do São João". Para homenagear o período junino, o cd conta com duas faixas Casa de Bombeiro e São João na Beira do Mar, com arranjos do sanfoneiro Silvinho.