Fachadas de 56 casas e casarões, que abrangem 8,5 mil m² no Pelourinho estão com nova pintura, graças ao projeto "Tudo de cor para você", da Coral - marca do grupo AkzoNobel . A edição baiana, batizada de "Tudo de cor para Salvador", usou 3 mil litros de tinta e foi a maior ação do projeto até o momento. Em 2009, a Coral coloriu trecho da Rua Conselheiro Carrão, localizada no tradicional bairro paulistano do Bixiga; a Fundição Progresso, cartão postal da Lapa, no Rio de Janeiro; e a Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Santarém (PA). O próximo passo será renovar as cores do Centro Histórico de Olinda.
Amanhã, quinta-feira, dia 28 de janeiro, às 17h00, o prefeito João Henrique e 350 funcionários da AkzoNobel se reunirão com a comunidade do Pelô para as pinceladas finais e a entrega da revitalização, que será marcada por uma grande comemoração. Carlinhos Brown, padrinho do "Tudo de cor para Salvador", comandará a festa no Largo do Pelourinho, em frente ao Museu da Cidade. Ao lado de Olodum e Dida, ele fará um show para todos os presentes. Na ocasião, a empresa fará uma homenagem ao prefeito do Salvador.
"Desde a idealização do ‘Tudo de cor para você', no ano passado, a transformação do Pelourinho sempre esteve em nossos planos. Estamos orgulhosos por contribuir com a preservação de um local de tamanha importância arquitetônica, cultural e histórica para o País", afirma Jaap Kuiper, Presidente da AkzoNobel para América Latina, que atendeu a um pedido especial do prefeito João Henrique e trouxe para a capital baiana o projeto.
A Prefeitura do Salvador tem empreendido diversas ações com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico. Está recuperando o calçamento, rede de drenagem e calçadas das ruas da Oração e Três de Maio, que passavam por um preocupante processo de degradação. "Com recursos próprios e através de parcerias, como a estabelecida com a Coral, estamos trabalhando para resgatar a autoestima dos soteropolitanos e possibilitando receber melhor baianos e turistas", afirmou João Henrique.
Além da recuperação de sua parte física, como melhoria de ruas, iluminação, intensificação da coleta de lixo e limpeza de monumentos, o Pelourinho também ganhou ações de âmbito social. A Prefeitura reorganizou o comércio informal, com a retirada de uma parte dos ambulantes, reforçou a segurança de bens públicos e da população, com o aumento do efetivo de guardas municipais na área, e vem realizando um extenso trabalho junto aos moradores de rua, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), através do projeto Salvador Cidadania.
Novas Cores no Pelourinho
Fachadas do Largo do Pelourinho, Ladeira do Carmo, Rua do Passo, Rua Taboão e Rua Santo Agostinho foram pintadas. Além das novas cores, a iniciativa também promove a limpeza e preparação das fachadas. Dentre os imóveis contemplados, estão o Museu da Cidade, o Colégio Estadual Azevedo Fernandes, uma unidade do SENAC, além de casas residenciais e comerciais, como albergues, lanchonetes e lojas de artesanatos, típicas do local.
Com o objetivo de preservar a memória e a beleza do Pelourinho, as novas tonalidades, escolhidas em conjunto com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), obedecem às cores originais das construções. Dentre os tons escolhidos no leque da Coral estão os verdes "Essência de Jade" e "Hera", os amarelos "Conhaque" e "Estrela Diurna", o rosa "Beijo Solar", o vermelho "Dia Feliz" e o "Azul Índigo".
Para dar conta de tamanha operação, a Coral trabalhou com 30 pintores profissionais. Além disso, 20 pessoas da comunidade - indicadas por líderes locais e selecionadas pelo escritório de referência do Pelourinho - passaram por um treinamento de pintura e agora já participam diretamente da renovação da área. Ao todo, são 12 horas de aulas teóricas e 164 horas de prática, sempre com orientação da equipe técnica da Coral. Os selecionados, que estão atuando como ajudantes na obra, serão remunerados pelo trabalho. "Além de receberem informações sobre técnicas de pintura, essas pessoas têm interesse na conservação do local, já que estão diretamente ligadas ao Pelourinho", afirma Marcelo Abreu, Gerente de Relacionamento da AkzoNobel.