Criado na década de 1980, com objetivo de divulgar os trabalhos dos artistas que compõem músicas para blocos afros, o FEMADUM - Festival de Música e Artes do Olodum chega ao seu final, nos dias 30 e 31 de janeiro, com muita música e muitos sucessos.
O Festival que é considerado o maior de música produzido por um bloco afro, seleciona duas categorias, uma tendo o Olodum como tema e outro a cultura africana. Dando assim, oportunidades para artistas desconhecidos mostrarem seus trabalhos de forma a reforçar as tradições trazidas da África. E além de música, grupos de dança, artes visuais e áudios visuais também são apresentados no festival.
O Festival de Música e Artes Olodum - Femadum - é um evento da cultura afro popular que contribui para potencialização da dinâmica cultural deste sítio histórico, atraindo milhares de baianos, turistas brasileiros e estrangeiros. Sendo assim, o evento tornou-se um festival de expressão artística eminentemente popular no qual se reúnem personalidades nacionais e internacionais e artistas já consagrados e artistas em início de carreira.
Este ano a atração internacional do festival será o cantor jamaicano Andrew Tosh. Se fecharmos os olhos durante uma apresentação do Andrew Tosh, teremos a sensação de estar ouvindo a voz do seu Pai, Peter Tosh, tamanha a semelhança. E ao abrirmos os olhos, sua imagem nos faz imaginar que estamos diante de Peter, e ele está vivo.
Orgulho e reverência são sentimentos no mínimo obrigatórios, para quem teve um Pai tão especial quanto o seu. Sua importância para a música, em especial para o reggae, ficou evidenciada desde o seu início, como fundador da banda "The Waillers" (maior referência do reggae mundial), juntamente com Bob Marley e Bunny Wailler (tio de Andrew), até a sua brilhante carreira solo, altamente marcante em seguidas gerações.
Ainda hoje, 19 anos após o seu brutal assassinato, as músicas e as mensagens de Peter Tosh encontram-se presentes e continuam atuais, aglutinando cada vez mais fãs e seguidores no mundo inteiro.
Quando seu Pai ainda era vivo, Andrew iniciou a sua carreira no mundo musical. Com o seu incentivo, em 1985, lançou o seu primeiro ‘single'. Dois anos mais tarde, mais precisamente no dia 11 de setembro de 1987, no funeral de seu Pai, ele emocionou a todos os presentes cantando com muito sentimento músicas dele como: "Jah Guide" e "Equal Rights". Mais tarde, Andrew recebeu a tutela dos músicos e colegas de palco de Peter Tosh, principalmente do tecladista Keith Sterling (idealizador da banda World Sound and Power), para dar continuidade ao trabalho do pai com eles.
Em 1988, Andrew gravou seu primeiro álbum "Original Man", relançado e remixado com várias versões adicionais em 1994, pela Heartbeat Records. O seu segundo álbum "Make Place for the Youth", de 1989, o primeiro de composições próprias, foi bastante reconhecido, inclusive sendo indicado ao Grammy Awards.
Seu trabalho mais recente é um álbum em homenagem ao seu pai. Chama-se "Andrew Sing´s Tosh: He Never Died", onde ele interpreta diversos clássicos de Peter Tosh, além da belíssima música de sua autoria que inclusive dá nome ao CD "He Never Died". Impossível não se emocionar.
Dar continuidade ao legado que o Pai deixou é algo que Andrew faz com muito amor, respeito e responsabilidade. Além disso, possui uma poderosa presença de palco, impressionando toda a crítica por onde ele passa. É um show muito forte, que mostra toda a força do sobrenome Tosh, ao tempo em que podemos contemplar o brilho da nova geração do reggae Jamaicano.
GRAVAÇÃO DO DVD - O POVO DAS ESTRELAS.
O diretor de teatro Fernando Guerreiro assumirá a direção artística do segundo DVD do Olodum, Povo das Estrelas, que será gravado dia 31, no Pelourinho, no festival de música Femadum.
Ele teve reunião com diretores do bloco e disse que pretende "buscar a essência" da banda. Guerreiro não quer muitos convidados especiais. "No máximo dois. Esse negócio de muita participação acaba com o Carnaval. Parece que o artista não aguenta mais cantar sozinho", brinca.
A apresentação acontecerá em frente à Casa de Jorge Amado. Estará lá o cantor de reggae Andrew Tosh. O produto será lançado em setembro e chegará às lojas também da Europa, Ásia, América Latina, EUA e Canadá. Ele faz parte das comemorações dos 30 anos de história do Olodum, celebrado no triênio 2009-2011.
A celebração contará com o lançamento de outros dois DVDs: um gravado durante turnê pela Europa e outro em ensaios do grupo. Segundo o presidente do bloco, João Jorge, ambos devem ser divulgados no início de 2011. O Olodum deverá abrir a Copa do Mundo da África do Sul, em junho, assim como aconteceu na Alemanha e Coréia do Sul.
PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL 2010 :
30/01/10 - (Sábado) - LARGO DO PELOURINHO
17h00 - DJ Olodum Mix 2010
18h00 - Banda Samba de Roda Urbano.
19h00 - Ala de Canto e Percussão do Olodum
19h30 - Músicas vencedoras do FEMADUM - Samba Poesia e Samba Tema (2º lugar)
20h00 - Músicas vencedoras do FEMADUM - Samba Poesia e Samba Tema (1º lugar)
20h30 - OLODUM - Tributo ao Mestre Neguinho do Samba.
21h00 - OLODUM Homenageia a MPB com Luiz Melodia e Lazzo Matumbi.
21h30 - Andrew Tosh & Banda - Atração Internacional (JAMAICA)
22h30 - Ala de Canto e Percussão do Olodum
31/01/10 - Domingo - LARGO DO PELOURINHO