Shows

ELZA SOARES, A DAMA DO SAMBA, FAZ APRESENTAÇÃO NO PELOURINHO DIA 14

vide
| 07/01/2010 às 15:52

Aos 72 anos de idade, Elza Soares, a dama do samba brasileiro, será a atração do Programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, no próximo dia 14 de janeiro. Elza subirá ao palco do Largo Pedro Archanjo a partir das 21h. Ao lado dela estará a banda baiana Sambatrônica, que receberá a musa no show de pré-lançamento do segundo CD do grupo.


Premiada no ano de 2000 como "Melhor Cantora do Milênio" pela BBC de Londres, Elza Soares iniciou sua carreira no programa de calouros de Ary Barroso, chegando atualmente a possuir quase 30 álbuns gravados em mais de quatro décadas de profissão. A musa, que cantou ao lado de Louis Armstrong na Copa do Mundo do Chile em 1962 e foi chamada por ele de "minha filha", possui o ritmo sincopado dos sambistas dos morros cariocas e consegue expressar a pungência do samba através da sua voz rouca.


Fazendo as honras do palco no Pelourinho estará a banda baiana Sambatrônica. O grupo realizará um show de pré-lançamento do seu segundo CD intitulado Aos que Zelam pela Alegria no Mundo, no qual a sambista carioca fez uma participação na faixa A Trama do Samba. Formado pelo músico e produtor musical João Jonga de Lima na voz e no violão, Ricardo Marques na voz, na guitarra baiana e no bandolim, Zé Carlos no vocal e na bateria, Cláudio Badega na percussão, o "Novo Baiano" Didi Gomes no vocal e no baixo e o DJ Mauro Telefunksoul nos samplers, o grupo carrega em suas composições a cultura da música popular brasileira inspirada no samba, mesclando esses ritmos a outras estéticas musicais como o rock, o funk e a música eletrônica. As letras das canções são de Helson Hart em parceria com João Jonga de Lima e a direção artística do novo CD é de Tenison Del Rey.


Para definir o grupo, Jonga resume: "a Sambatrônica tem o mote no samba e a partir daí ela brinca e passeia por diversos ritmos com uma pitada eletrônica através dos baticuns de vinil", afirma. A Sambatrônica, que até o ano de 2006 se chamou Sambalada Eletrônica, lançou naquele ano o seu primeiro CD, intitulado Movimento Sensual Antiatômico, que contou com a participação de nomes como Márcio MelloGanhadeiras de Itapuã entre outros.


O repertório do show preparado para o Pelourinho irá celebrar o novo álbum, além de músicas do primeiro CD e de outros artistas. "Faremos um grande baile de samba-funk da Bahia com a participação da diva da música popular brasileira, além de um naipe de sopros", adianta Jonga.


Confira outras atrações do Pelourinho Cultural no site www.pelourinho.ba.gov.br