Enquanto milhares de municípios do Brasil sofrem com a dengue, Amargosa completa cinco anos sem qualquer caso da doença. Durante 2009, assim como nos outros anos, o Município exerceu as atividades do controle da dengue de forma regular, desenvolvendo as atividades de levantamento de índice e tratamento com o método focal utilizando aplicação de larvicida temefhós a 1% em 100% dos imóveis e pesquisa dos pontos estratégicos (P. Es) quinzenalmente.
Os ciclos de trabalho foram realizados dentro do programado, conferindo 06 ciclos completos em 2009. Os materiais para as ações de controle de campo são adquiridos regularmente pela Secretaria Municipal de Saúde e repassados para os agentes como escada, sacolas, pesca larva, pranchetas, lápis, caneta, boletins, material de escritório e outros com exceção dos inseticidas e larvicidas, que são fornecidos pela FUNASA/SESAB.
Os agentes dispõem também de um veículo para as ações de campo que serve para conduzir os servidores para a zona rural nas atividades de controle do vetor nos distritos.
O Ministério da Saúde preconiza 1,0 % o Índice de Infestação Predial (IIP) como ideal. Em Amargosa, no entanto, o índice está bem abaixo: 1º Ciclo 0,6; 2º Ciclo 0,4; 3º Ciclo 0,4; 4º Ciclo 0,6; 5º Ciclo 0,2; 6º Ciclo 0,5.
Para o Prefeito Valmir Sampaio, terminar o ano com o índice na metade do que preconiza o Ministério da Saúde como ideal é motivo de orgulho para toda a equipe da Vigilância Sanitária do Município, principalmente os agentes de endemias. "Estaremos sempre preocupados em dar prioridade à saúde preventiva", afirma o prefeito.