Shows

VELHINHOS DE IBICARAÍ FAZEM CARNAVAL NA PRAÇA HENRIQUE SAMPAIO

Vide
| 25/02/2009 às 16:11
Centenas de velhinhos de Ibicaraí na folia
Foto: Foto: Raimundo Gomes
  Centenas de idosos de Ibicaraí aproveitaram para comemorar o seu dia e promover um "carnaval" da vida saudável e da integração. Todos eles são atendidos nas 11 unidades do programa Saúde da Família do município e fizeram da praça Henrique Sampaio e das ruas centrais o espaço da folia particular, contagiando quem passava e os familiares, que também participaram das atividades.

Os idosos até elegeram a rainha do carnaval. Neildes Silva, atendida na unidade de saúde da Saloméa foi a escolhida. Além de reviver o clima da folia momesca, os participantes puderam ser assistidos na praça Henrique Sampaio, fazer alongamentos e caminhadas, receber massagem e aferir pressão arterial, altura e peso. Profissionais médicos, enfermeiros e psicólogos davam orientações sobre os cuidados para se ter uma vida saudável.


Assistida pela unidade de saúde Delfino Guedes, Valdelice Silva Santos disse que o evento integra a população idosa e é bom para a saúde de cada um. "Acho importante para distrair a gente que é idosa", ressalta. Dona Valdelice também afirma que o posto onde é atendida agora atende bem melhor e não falta remédio "nem para diabetes nem pra minha pressão".


O secretário municipal de saúde, José Carlos Melo, ressaltou o ambiente de integração e a importância de cultivar hábitos saudáveis na terceira idade. Segundo ele, a rede básica vem sendo preparada para ampliar e melhorar a assistência aos idosos. "Essas atividades aumentam a auto-estima dos idosos e têm reflexos diretos na qualidade de vida destas pessoas".


INTEGRAÇÃO DO IDOSO


Quem também participou das atividades foi o prefeito Lenildo Santana, acompanhado da primeira-dama Ângela Santana. Lenildo disse que o governo, através das secretarias ligadas à área social, tem o compromisso de promover ações e projetos que melhorem a qualidade de vida dos idosos e, "mais que isso", desenvolvam as suas habilidades.


Ainda na sexta-feira, quem passou pela praça Henrique Sampaio pôde conferir bolsas, bijuterias e acessórios confeccionados, manualmente, pelos idosos assistidos pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Os trabalhos são produzidos em todas as unidades do Saúde da Família, tanto na sede como nos distritos.