vide
Ala de Canto do Cortejo Afro
Foto: Foto: Divulgação
Última noite de desfile do Cortejo Afro no carnaval de 2009. O bloco saiu do Farol da Barra por volta das 2h da manhã, com seus integrantes. De cima do trio, a ala de canto, que desta vez não contou com a participação da cantora Preta Gil, puxou o bloco com a energia de quem apenas começava a folia. Emocionados, os cantores homenagearam o Cortejo pelos 10 anos de Carnaval.
"Cortejo Afro: 10 anos de luta, 10 anos de Carnaval!", declarou Marquinhos Marques, sobre a trajetória do bloco, fundado pelo artista plástico Alberto Pitta, em julho de 1998.
Os cantores contaram com participações tão familiares quanto especiais, na noite de ontem. O diretor musical do Cortejo Afro, Giba Gonçalves, soltou a voz e acompanhou a ala de canto até o final do percurso. Também diretor do grupo Batalá (que tocou na posse do atual presidente americano, Barack Obama), Giba fez dobradinha com o músico Arto Lindsay, habitué nos ensaios e desfile do bloco, e um dos responsáveis pela concepção do show "Você Tem Sede de Quê", apresentado nos últimos ensaios do Cortejo.
Arto ainda levou ao trio dois músicos internacionais. A harmonia ficou por conta do baixista Melvin Gibbs, músico de jazz que já fez parceria com Arto em outros projetos como em alguns álbuns da cantora Marisa Monte. Já os vocais foram reforçados pelo nigeriano Amayo, da banda norte-americana Antibalas. Quem também se juntou às backing vocals foi o artista Veko Araújo. Por alguns instantes, ele deixou o pálio (espécie de sombreiro que representa a nobreza tribal africana) que porta todas as noites, para cantar em harmonia com Vânia Dias e Viva.
No final do circuito, o público, caracterizado principalmente pela diversidade, agradeceu com uma salva de palmas pelo espetáculo apresentado nas cerca de 6 horas de trajeto entre a Barra e a Ondina. Na próxima segunda, dia 02, última oportunidade de ver o Cortejo neste verão. O bloco realizará a ressaca de carnaval na Praça da Cruz Caída (Centro Histórico de Salvador).