Shows

RITMOS JAMAICANOS EM DESTAQUE NO TRIO "BAHIA SOUND SYSTEM"

Vide
| 19/02/2009 às 07:25

Ritmos jamaicanos e rap são os destaques do trio "Bahia Sound System", atração do Carnaval Pipoca, programa lançado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) para atender o público da folia "pipoca" (que representa 60% do participantes da festa, segundo Pesquisa de Emprego e Desemprego/PED, realizada pela SEI/UFBA/Dieese). 

A originalidade do trio "Bahia Sound System" no Carnaval fica por conta do rapper Daganja, do coletivo Ministereo Público e da banda de hip hop O Quadro (da cidade Ilhéus). Eles se apresentam no circuito Osmar (Campo Grande), na sexta-feira, 20/02, por volta de 20h, no horário entre os desfiles dos blocos Me Deixe a Vontade e Cortejo Afro (bloco afro).


O coletivo MiniStereo Público vai estrear no Carnaval seu "sistema de som perambulante", inspirado na tradição jamaicana dos "soundsystems", levando às ruas os modernos ritmos da Jamaica (dub, dancehall, raggamuffin). O MiniStereo Público foi formado em Salvador, em 2005, por quatro DJs (Dudub, Pureza, Raiz e Dfrence) e dois vocalistas. Na mesma apresentação, O Quadro vai tocar a música "Tá amarrado", mistura de ragga com hip hop que abre seus shows, e composições de artistas que influenciam o grupo, como Tim Maia, Bob Marley, Thaíde & DJ Hum.


DAGANJA

Já o show do rapper Daganja, que se apresenta em um trio elétrico pelo segundo ano consecutivo, será baseado no álbum recém-lançado "Entre versos e prosa" (2008), com influências de reggae, samba e musica regional. "Achei o programa Carnaval Pipoca bastante interessante, é um projeto que tem que continuar por vários e vários anos", afima Danganja. "O projeto Carnaval Pipoca fortalece outro grupos musicais, que não tocam apenas axé music", diz o rapper, que atua no cenário do rap da Bahia há mais de 10 anos. Sua banda tem como formação 2 MCs, dois DJs e um cantor de soul music, todos do bairro de Massaranduba, Salvador.


A proposta do trio "Bahia Sound System" é de uma apresentação tripla do MiniStereo Público, Daganja e O Quadro, sem divisões de quem começa ou termina. A saída do trio será depois do bloco Me Deixe a Vontade e antes do bloco Cortejo Afro.


O MiniStereo Público também participa do programa Carnaval Pipoca na terça-feira (24.02), no trio "Terreiro Circular", juntamente com o cantor Lucas Santana (samba, dub, reggae, rock, funk e pop) mais o suingue dos coletivos Ministereo Público e Terreiro Circular (trip hop, frevo, afro-beat), além de contar com a participação do grupo de rap Milicianos, de Plataforma (Subúrbio Ferroviário). O trio "Terreiro Circular" desfila na terça-feira (24.02), por volta das 15h30, no Circuito Dodô (Barra), entre os desfiles dos blocos Skol D+ e Eu Sou o Samba.


Carnaval Pipoca


O projeto do trio "Bahia Sound System" foi aprovado em seleção pública para participar do programa Carnaval Pipoca, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA). Voltado para o folião "pipoca", aquele que vai pra rua pular o Carnaval fora dos blocos de cordas, o programa Carnaval Pipoca da Secult-BA, vai patrocinar a saída de 20 atrações dos mais variados gêneros musicais, intercaladas entre os desfiles de blocos de corda dos circuitos Dodô e Osmar.


Com um investimento de R$ 3,3 milhões (incluindo apoio de R$1,5 milhão da Embasa e da Bahiagás), o programa Carnaval Pipoca aposta na participação popular e na oferta de atrações de qualidade, com nomes importantes do cenário nacional (Lobão, Otto, Autoramas, Ramiro Musotto, Lucas Santtana, Cidadão Instigado) e local (Cacau do Pandeiro, Nelson Rufino, Mariene de Catro, Roberto Mendes, Retrofoguetes, Cascadura).