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ITABUNA FOLIA MOVIMENTA A ECONOMIA LOCAL E GERA EMPREGO E RENDA

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| 04/02/2009 às 18:18
Secretário Carlos Leahy, da Indústria e Comércio de Itabuna
Foto: Foto: Waldyr Gomes
    Além de uma parceria institucional com empresas privadas que vão co-patrocinar o Itabuna Folia 2009 - Carnaval da Alegria, a Prefeitura de Itabuna contabiliza também com a realização do evento a geração de emprego e renda para o comércio formal e informal.
 
   O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, observa que o evento deverá atrair 50 mil foliões por dia - 200 mil pessoas até domingo - e terá como atrações oito trios elétricos, 12 bandas de artistas conhecidos nacionalmente, entre as quais Daniela Mercury, Margareth Menezes, Harmonia do Samba  e Araketu, além de 49 atrações locais que vão empregar 600 músicos e pessoal de apoio.

       
  O Itabuna Folia também vai movimentar o setor de hotelaria, que está com uma ocupação de quase 100%, e ainda bares e restaurantes. O Tarik Fontes Plaza Hotel, por exemplo, investe na sua tradicional feijoada, colocando este ano mais de mil camisas e movimentando cerca de 200 pessoas na infra-estrutura e coordenação do evento que tem uma dimensão regional.

      
   MOVIMENTO

  Na área de comércio ambulante, barracas, toldos e camarotes o secretário informa que foram distribuídos ao longo do circuito da folia cerca de 1,4 mil pontos de venda, que vão empregar 3 a 3,5 mil pessoas. Já a segurança vai mobilizar dois mil homens da Polícia Militar e a Prefeitura mobiliza outras 600 pessoas que vão atuar na área de saúde, fiscalização e outros serviços essenciais, inclusive de limpeza. O evento também gera atividades econômicas para catadores de latas e de material reciclável.

       
  Carlos Leahy destaca que 30 a 35 mil dúzias de latas de cerveja deverão ser vendidas durante os quatro dias de folia. "Como este é um evento regional a cidade também se preparou para receber foliões de outras cidades oferecendo toda uma infra-estrutura de apoio e de segurança".


  O secretário de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Josias Miguel, considera que o investimento em eventos populares não é gasto, mas um investimento, uma vez que para cada real aplicado pelo poder público há um retorno de outros cinco reais para a economia.

  "E nós estamos fazendo muito mais que um mero Carnaval, criamos a marca do Itabuna Folia, ou seja, estamos vendendo um produto e que vai ser incluído no calendário turístico da Bahia e da Embratur", finalizou.