A apuração terminou nesta terça-feira, 30, com 10.057 votos registrados e 182 nomes citados pelos internautas. Gerônimo ganhou com folga, após conquistar 2.641 indicações, o que equivale a 26% do total. Na seqüência aparecem o assessor parlamentar responsável pelo memorial da Câmara de Vereadores Manoel Gonçalves, com 1.615 votos, e o radialista Batatinha, que conseguiu 909 pontos.
A eleição para o Rei Momo começou no dia quatro de dezembro e teve fim no último domingo. O voto popular foi o caminho encontrado pela Empresa de Turismo de Salvador (Emtursa) depois que o cantor Durval Lélys e o dono do restaurante Habeas Copus, Sérgio Bezerra, rejeitaram a coroa por excesso de compromissos no Carnaval.
SÚDITOS
Aos 55 anos de idade e com a experiência de quem viu nascer o Axé Music na década de 80, Gerônimo garante que o reinado será bem-vindo na folia do próximo ano. Na primeira semana de janeiro, o Momo será apresentado em cerimônia formal ao prefeito João Henrique (PMDB).
Gerônimo declarou amor aos súditos. "O Carnaval vai ter o rei que não é bufão. Vai ter um rei artista, um rei que protagonizou a história do Carnaval da Bahia e sempre fez a música negra que acabou sendo cantada também pelos brancos", diz.
Os compromissos oficiais começam no início da festa, dia 19 de fevereiro, quando as chaves da cidades serão entregues pelo prefeitona Praça da Revolução, em Periperi. O presidente da Emtursa, Misael Tavares, adianta que três trios independentes no Carnaval serão comandados pelo cantor e sua banda.
Tavares assegura que no sábado e na terça-feira de Carnaval, o trio de Gerônimo entra no lugar do Expresso 2222 no circuito Barra-Ondina, que este ano não desfilará depois que Flora Gil, esposa de Gilberto Gil, decidiu reduzir o ritmo de trabalho. Já no domingo, são os foliões da avenida que irão curtir o som do artista. E está definido que o tema e a decoração do trio será ecologia, com mensagens de preservação ao ambiente marinho.
Tavares, por sinal, soube nesta terça-feira que deixará o cargo de presidente da Emtursa. A partir de janeiro ele passará a ser assessor especial do prefeito e conselheiro do órgão. Em seu lugar assume Cláudio Tinoco.
POLÊMICA
Cargos políticos a parte, desde o Carnaval deste ano a figura do Rei Momo se tornou sinônimo de polêmica em Salvador. Foi extinto o tradicional concurso que elegia candidatos obesos e passou a ser pré-requisito que o símbolo da festa seja alguém de notoriedade, mesmo que seja magro. Em 2008 o escolhido foi o comerciante Clarindo Silvo, dono da Cantina da Lua, no Pelourinho.
Questionado sobre essas mudanças nos símbolos da festa, Gerônimo acredita ser necessário a quebra de paradigmas. "Não me agradava essa história do rei ser sempre aquela figura que tem de comer muito, ser gordo ou com obesidade mórbida", completa, após alisar a barriga e mostrar que está acima do peso com seus 98 quilos distribuídos em 1,70 metro.
Confira a relação dos 20 mais
votados para Rei Momo de 2009
1 - GERÔNIMO - 2.641
2 - MANOEL GONÇALVES, (NEL) - 1.615
3 - BATATINHA - 909
4 - CAETANO VELOSO - 592
5 - RUBIMÁRIO NASCIMENTO - 557
6 - CARLINHOS BROWN - 548
7 - TIO SOUZA - 532
8 - DICK JOHNNY - 495
9 - ÉDICLES CALMON - 389
10 - MÁRCIO VICTOR - 279
11 - DURVAL LÉLIS - 210
12 - LÁZARO RAMOS - 129
13 - ZÉ BIN - 127
14 - RAIMUNDO VARELA - 121
15 - JAIRO VELOSO - 98
16 - RIACHÃO - 77
17 - SÍLVIO MENDES - 74
18 - BOLA SETE - 77
19 - ARMANDINHO - 46
20 - CLARINDO SILVA - 42