Shows

SAÚDE ATESTA QUE NÃO REDUZIU POSTOS DE ATENDIMENTO E SIM AMPLIOU

Veja informações da SMS
| 04/02/2008 às 14:01

 A Secretaria Municipal da Saúde não reduziu o número de postos médicos destinado ao atendimento ao folião durante o Carnaval 2008.

 


  Segundo o assessor de imprensa da SMS, César Barrocas, o número de postos foi ampliado com a instalação de unidades para atendimento médico em cinco (5) bairros populares
onde a Prefeitura de Salvador está promovendo o Carnaval, que são Cajazeiras, Pau da Lima, Liberdade, Itapuã e Periperi.

 SMS manteve os 12 postos que tradicionalmente são instalados nos circuitos Batatinha, Dodô e Osmar, cobrindo toda a área entre o Centro Histórico e Ondina, passando por Praça Castro Alves, Piedade e Barra, e ampliou em mais cinco unidades instaladas nos bairros acima citados.


  Além disso, a SMS mantém funcionando normalmente também o Samu-192 e os 11 postos com atendimento médico-odontológico 24 horas, que funcionam o ano todo, inclusive neste Carnaval.


   PARCERIA
   COM O ESTADO

   Para cuidar do folião durante o Carnaval 2008 em Salvador a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou um serviço especial em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) que estará presente durante toda a folia nos três circuitos e, também, nos cinco bairros da cidade onde a Prefeitura promove a festa. São ações de prevenção e de assistência para que aquela que é considerada a maior festa de rua do mundo transcorra da forma mais saudável.


  Este trabalho de assistência estará sob coordenação do Samu-Salvador, que manterá funcionando normalmente também os seus serviços de rotina que podem ser acionados através do telefone 192.


   Durante a festa os 12 PMAs estarão preparados para prestar qualquer atendimento de urgência e/ou emergência. Se for necessário, os próprios PMAs providenciarão a transferência para atendimento especializado.
Para isso a rede de hospitais da SESAB estará funcionando de forma articulada com a SMS para prestar o atendimento em casos de maior gravidade.


   Portanto, durante Carnaval 2008 quem necessitar de atendimento médico de urgência na área entre o Centro Histórico e Ondina,
passando por Piedade, Campo Grande e Barra, deve se dirigir ou ser conduzido diretamente aos PMAs, que estarão preparados para oferecer o atendimento pré-hospitalar.


CARNAVAL   NOS   BAIRROS


  Também foram instalados serviços de atendimento médico especiais nos bairros Cajazeiras X, Liberdade e Pau da Lima, e reforçadas as unidades de Pronto Atendimento que a SMS mantém em Itapuã e em Periperi.


  Quem estiver em outros bairros de Salvador, a recomendação é procurar qualquer uma das onze (11) unidades de Pronto Atendimento da SMS que funcionam 24 horas durante todo o ano e estarão funcionando normalmente também durante o Carnaval 2008. Nos casos mais graves em que a pessoa não possa ser levada até um PA, deve-se acionar o Samu pelo telefone 192.

Equipados com a infra-estrutura necessária e profissionais de saúde qualificados para prestar atendimento de urgência e emergência em toda a área da festa os 12 PMAs estão funcionando em regime de plantão 24 horas.


  Até Quarta-feira de Cinzas serão 132 horas ininterruptas de trabalho, período em que toda a equipe da SMS estará vigilante, coordenada pessoalmente pelo secretário Carlos Alberto Trindade a partir da sede da SMS (Rua Miguel Calmon, nº 32, Comércio).


   Nota da Redação

   Apesar da nota enviada pela ACS da SMS, a planilha que o Bahia Já teve acesso com exclusividade da própria secretaria no esforço conjunto com o Estado revela que existem funcionando 77 postos ficos (170 em 2007) e 30 Unidades Alcoólica, com uma redução de - 54.71% nos PS e incremento de 25% nas unidades alcoólicas.