A ação conjunta do Governo do Estado e iniciativa privada visa prioritariamente atingir o mercado afro norte-americano, que representa o maior pólo emissor de turistas à Bahia neste segmento.
Na reunião, conduzida pelo secretário Domingos Leonelli, foi apresentado um relatório das atividades realizadas em 2007 pelo Coordenador de Turismo Étnico da Setur, Billy Arquimimo, ano em que o Programa de Turismo Étnico foi lançado durante seu principal atrativo, a celebração da Irmandade da Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira.
Ações em 2008
O coordenador de Turismo Étnico, Billy Arquimimo, destacou, entre as perspectivas para 2008, o fechamento de acordo com uma das principais companhias aéreas norte-americanas, a Delta Airlines, para a instalação de um primeiro vôo direto ligando Salvador aos Estados Unidos, a partir de Nova Iorque, Atlanta ou Filadélfia.
São metas, este ano, o otimização da infra-estrutura turística, realização de cursos de qualificação e projetos de construção de home stays em núcleos culturais, e lançamento do calendário de eventos do turismo étnico.
A reunião contou com a participação de estudiosos e empresários brasileiros e norte-americanos, que deram informações importantes sobre a promoção deste segmento junto ao público afro norte-americano. Representantes de agências de turismo também apresentaram roteiros étnico-afros que já são trabalhados em Salvador e no Recôncavo baiano, além de outros programas que têm potencial de venda no mercado turístico internacional.
Identidade negra
O historiador e fotógrafo Januário Garcia, que lida com o turismo étnico, no Rio de Janeiro, desde os anos 80, ressaltou a existência de uma identidade negra brasileira que só se revela no exterior, colocando em evidência aspectos da cultura de raiz africana que a Bahia possui, como a simpatia e a criatividade. "A África que o norte-americano procura está na Bahia", disse.
O empresário de turismo Abraham Peczenik, da Tours Brasil, opinou que a Bahia é o estado mais diferente do Brasil e que particularidades como a música e as artes em geral são muito atraentes também para o público jovem universitário, daí a alternativa de fazer promoções nas universidades que enviam grupos com freqüência ao Brasil.
Roteiros turísticos
A agência de turismo Cultur, representada por Marco Tardio, apresentou o roteiro "Bahia afro: a cultura que resiste". O programa inclui uma vivência cultural em bairros como Curuzú e Pirajá, com descritivo histórico da raça negra e interação com grupos como o Ilê Ayê e Costejo Afro.
Em outro programa, "Os templos dos orixás", o turista pode adentrar no universo do candomblé através das nações Ketu, Gêge e Angola. A capoeira do mestre Bimba e a gastronomia baiana podem render programas adicionais, assim como um passeio de barco pelo rio Paraguaçu e visita à cidade de Cachoeira, que completam o tour histórico e cultural.
Nilzete Santos, da Afrotours, propôs os "Caminhos dos Orixás", sete roteiros destinados ao turista que se interessa em conhecer a arte e a religião de matriz africana. Visitas aos terreiros Ilê Axé Opô Afonjá, Casa Branca, Ilê Axé Oxumaré e Gantois, aos seus museus e projetos sociais fazem parte do roteiro, assim como paradas na Feira de São Joaquim, Alagados, Parque São Bartolomeu, Ribeira, Bonfim e Monte Serrat, e, à noite, os ensaios do Afoxé Filhos de Gandhi, no Pelourinho, e o Ilê Ayê, na Liberdade.
A Itaparica Turismo, representada por Cláudio Maia e Ivison Braga, mostrou que roteiros consolidados em Salvador, como o Pelourinho e o Solar do Unhão, e Cachoeira, no Recôncavo, expressam bem o turismo étnico e podem ser trabalhados de forma temática, como roteiros opcionais. Show folclórico, tour by nigth, tour histórico e tour panorâmico são também opções que devem ser especificadas pelos operadores turísticos, levando em conta o foco de sua clientela.
Parcerias estabelecidas
Parceiros garantidos da iniciativa na formatação do turismo étnicos privada foram citados por Billy Arquimimo, dentre eles, as agências Afrotours, Cultur, Brisasol, Tatur Turismo, Olafami, Itaparica, Olorum, Sankofa, Tous Brasil, Lilás Viagens, Bahia Plus Viagens, Mavir, Grou, Adval Turismo, Tours Bahia, Odara Turismo, além do guia Caslos Scorpião, especializado neste segmento há anos, e as entidades ABIH, ABAV, Convention Bureau, e o Conselho Baiano de Turismo.
Como parceiros internacionais, figuram Pige Brazil, October Gallery, Your World Trave, Mindartz Travel, Multiculture Multicomm. Vip Brazil Travel, Norfolk Sister Cities e a Northeastern Illinois Univerity