Veja o que tem no museu
O Museu da Gastronomia Baiana convida para um passeio no Centro Histórico de Salvador e experimentar pelo menos um dos pratos típicos da culinária baiana.
Que tal, então, saborear os pratos e conhecer a história de cada um deles?
Esta é a proposta do Museu que faz parte do complexo do Senac Pelourinho, é o primeiro da América Latina totalmente dedicado à gastronomia.
No lugar de pinturas e esculturas, o Museu traz as histórias das comidas típicas, como acarajés, vatapás, moquecas e toda a variedade de referências étnicas, sociais e culturais que formam a gastronomia da Bahia, arte tão importante para o estado quanto a literatura e a música.
Logo na chegada, o museu já é atração. O próprio prédio, situado no mesmo local onde antes ficava o antigo Museu das Portas do Carmo, remete à fundação da cidade.
As Muralhas de Santa Catarina, que compõem o conjunto, são o mais antigo e importante marco arqueológico da capital. Uma ótima atração para aqueles que também querem conhecer a história da cidade através da sua construção.
TRÊS ESPAÇOS
Internamente, o Museu da Gastronomia Baiana é organizado em três espaços. No primeiro deles é um deleite para os olhos. Na exposição permanente, o visitante confere filmes, fotos, maquetes e artefatos feitos em barro e outros materiais dedicados às referências sobre a formação e as influências multiculturais da comida na Bahia.
Grandes painéis fotográficos sobre temas como as comidas sagradas do candomblé também fazem parte do acervo. Ao sair da exposição, tudo o que foi visto ganha corpo, cheiro e sabor.
O visitante pode então provar todas as delícias no restaurante típico, segundo espaço do museu, e comprovar a explosão de sabores que é comida baiana. O cardápio conta com quarenta pratos e doze sobremesas tradicionais, todas de significado forte na identidade baiana.
O terceiro espaço é a loja Doces & Livros, onde é possível adquirir exemplares da ampla produção de publicações sobre gastronomia das Editoras Senac. Lá também está a venda toda a linha de doces em compota, especialmente produzidos para a loja. Integram ainda o circuito do museu a galeria Nelson Daiha, um centro de incentivo cultural dos artistas locais, e a Sala São Salvador, que reúne objetos de interesse histórico para a cidade.
O Museu da Gastronomia Baiana fica no Restaurante Pelourinho, na Praça José de Alencar, 13/19, no Largo do Pelourinho. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 11h às 19h. Para mais informações, ligue 3324-4553 ou envie um e-mail para
museu.gastronomia@ba.senac.br.