O coordenador lembra que o Carnaval começa mais cedo em 2008 e que o prazo final para o credenciamento é dia 11 de janeiro. "Com as festas de fim de ano embutidas em feriados prolongados e a antecipação do Carnaval para janeiro, as pessoas podem se atrapalhar e perder o prazo", esclarece. O alerta é para evitar a correria de última hora. Para o Carnaval deste ano a SMCS estará adotando um modelo de credencial mais seguro, com selo holográfico, para coibir falsificações.
Os profissionais que vão cobrir a festa momesca para os veículos de imprensa devem ser relacionados pelos respectivos veículos. A relação deverá ser enviada por escrito, com timbre do órgão, assinada pelo diretor/editor ou o responsável pela cobertura do evento. "Estamos alertando os grandes veículos, que credenciam entre 200 e 300 profissionais, que se apressem para não ficar de fora da cobertura, pois não vamos prorrogar o prazo", avisa o coordenador Péricles Ávila. Este ano, só os jornalistas receberão a credencial de imprensa. Profissionais como produtores, operadores de som, autônomos que cobrem para sites vão receber uma credencial comum.
À solicitação de credenciamento deverão ser acrescidos o nome completo do profissional, endereço, CEP, telefone, fax, e-mail da empresa e o nome do contato. O nome completo de cada profissional é obrigatório, assim como a cópia do CPF, da carteira de identidade, do passaporte (para os jornalistas estrangeiros) e o número e a comprovação de registro profissional (DRT/MT).
Para o coordenador, a necessidade de foto 3x4 é para dar mais legitimidade à credencial. Sem a fotografia não haverá credenciamento. Ávila informa ainda que as fotos devem estar atualizadas e nítidas, para facilitar a identificação. Para os profissionais autônomos e pesquisadores, são necessários, além de toda documentação já citada, endereço, telefone, e-mail e uma justificativa do trabalho que pretendem realizar no Carnaval. Só serão credenciados sites de notícias da internet que estejam registrados na Fapesp org , instituição de registro de sites e que tenham mais de dois anos de existência.