Shows

FORTE DE SÃO MARCELO TERÁ AMPLA PROGRAMAÇÃO NATALINA

Veja a programação. Anote. Participe.
| 08/11/2007 às 18:26

Manifestação artística, solidariedade e diversão vão marcar a campanha II Natal Solidário do Forte São Marcelo. A cidade vai ganhar uma programação natalina que envolve celebração macroecumênica, apresentação do Auto de Natal e palestras sobre cultura.

O objetivo da campanha é arrecadar alimentos não-perecíveis que serão doados aos abrigos D. Pedro II e Mãe Preta e à Organização Não-Governamental Conceição Macedo, que atende e abriga crianças portadoras do vírus HIV. O museólogo do forte e organizador da campanha, Anderson Moreira, disse que a campanha no ano passado ocorreu em apenas três dias, mas diante do sucesso e da sua importância, este ano a programação vai começar neste mês de novembro. "A expectativa é arrecadar uma tonelada de alimentos", disse Moreira.


O lançamento do II Natal Solidário do Forte São Marcelo está programado para o  dia 21, às 19 horas, com uma celebração macroecumênica, nas dependências do forte. Nesse mesmo dia, será exibido o Presépio do Forte que tem uma proposta multicultural, reunindo elementos simbólicos do estilo barroco e da cultura popular através de motivos da Feira de São Joaquim. O presépio será desmontado no dia 7 de janeiro, obedecendo à tradição católica.


DEBATES

Ainda como parte da programação natalina do forte, será promovido um ciclo de debates, denominado Palestras Solidárias, ministrado por professores de universidades públicas e privadas. As discussões ocorrerão todos os sábados, a partir do dia 24 de novembro, sempre às 9 horas, e vão até 21 de dezembro. Serão abordadas temáticas como manifestações culturais, expressões regionais e turismo.


Outro evento que integrará a campanha é a apresentação do Auto de Natal, nos dias 5,
7 e 8 de dezembro, sempre às 18h30. O espetáculo, no formato de um musical, tem texto e direção do museólogo Anderson Moreira e conta com artistas das escolas de Teatro e de Dança da Universidade Federal da Bahia, e da Escola da Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), além de amadores que serão figurantes. O musical tem uma proposta intercultural, onde a formação étnica do povo brasileiro poderá ser percebida pelos três reis magos, que representarão o índio, o branco e o negro.   


Os eventos são abertos à população, obedecendo à capacidade de carga do Forte São Marcelo, conforme determina o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Para ter acesso, os cidadãos deverão contribuir com um quilo de alimento não- perecível, acrescido da quantia de R$ 5. Para assistir ao Auto de Natal e às palestras será cobrada a taxa de R$ 5, mais dois quilos de alimentos não-perecíveis.  Para adquirir os ingressos, os interessados deverão entrar em contado com Anderson Moreira pelo telefone (71) 3495-8359, a partir de segunda-feira (dia 12).