Shows

OLODUM CANTA O MARROCOS DO REI MOHAMMED VI NO SEU FESTIVAL DE MÚSICA

O Marrocos é uma monarquia constitucional
| 27/01/2007 às 17:37
As ruas do Pelô estão repletas de baianos e turistas hoje e amanã participando do Femadum - o Festival de Música e Artes do Olodum - um dos encontros da negritude mais badalados da Bahia. O Olodum homenageia os 20 anos do samba reaggae e, no próximo Carnaval, vai prestar sua reverência a monarquia constitucional do Marrocos, a terra do sol poente.
Para o presidente do Olodum, João Jorge, o Marrocos tem tudo a ver com a Bahia e Salvador e + sua negritude islâmica ou pré-islâmica. País situado no Noroeste da África com fronteira com a Argélia, o Marrocos tem o privilégio de ser banhado pelas águas do Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo, por esse último caminho, a um passo da Espanha.
Trata-se de um país belíssimo que embora tenha uma boa parte do seu território ocupado pelo deserto de Saara (tema de uma marchinha carnavalesca dos anos 1960) possui lagos, cachoeiras e uma vegetação rica em frutas e palmeiras.
Tornou-se conhecidíssimo no mundo ocidental graças a Casablanca o sensacional filme e as suas cidades históricas e sensuais, entre elas, Marrakech, Fez, Tabat e Mekém.
Seu atual rei chama-se Mohammed VI e o primeiro ministro Driss Jetton.