Com informações da Secom PMS
Da Redação , Salvador |
05/06/2017 às 17:11
PMS que 90% já estão prontas
Foto: Jefferson Peixoto
Prestes a ser entregue à população, a terceira etapa das obras de requalificação do Rio Vermelho já tem 90% das intervenções concluídas. Em junho, moradores do bairro vão desfrutar de um novo cenário, no percurso que compreende as proximidades do Quartel de Amaralina. A Praça Mestre Bimba está sendo totalmente requalificada, e vai ganhar parque com casa para Tarzan, academia ao ar livre, novo espaço para roda de capoeira com arquibancada para 25 espectadores, quiosque para taxistas, revitalização de monumento ao mestre Bimba, além de nova homenagem aos ex-combatentes do Exército e mobiliário urbano composto por bancos, lixeiras e floreiras.
O entorno da praça também está sendo beneficiado com asfaltamento, 24 novas bocas de lobo, quatro novos bueiros, e com a construção de 450 metros de ciclovia e de 5,9 mil metros quadrados de passeio. As obras estão sendo executadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), com aporte de R$ 3,7 milhões. “Era uma área esquecida e nós estamos trazendo equipamentos de lazer. Demos continuidade à construção da ciclovia, e agora vai faltar apenas o trecho entre a Praça Orugan e a praia da Paciência, para cumprir a ciclovia de farol a farol”, afirmou o secretário Almir Melo.
Além da casa do Tarzan, o novo parque terá gangorras, cerca em eucalipto e piso emborrachado. O paisagismo da praça vai contar ainda com grama, revestindo toda a extensão do ambiente, e plantio de 41 novas árvores, entre elas coqueiros. A homenagem ao Exército será feita com bustos e mastro para bandeiras, que ficarão próximos a um muro revestido em granito. A revitalização da área era um desejo antigo dos moradores do bairro. Em frente ao quartel, havia um lava-jato que foi desativado, dando lugar a um ambiente de convivência com bancos, lixeiras e conjuntos de mesa com cadeiras.
A empregada doméstica, Tânia Santos, 47, lembra que a Praça Mestre Bimba era feia e não tinha ambientes destinados ao lazer. “Nós não contávamos com espaço para fazer a caminhada. Agora, além de confortável, está mais seguro porque não precisamos andar na rua”, opina. Jeferson Guimarães, 36, que também mora no bairro do Rio Vermelho desde criança, está contado os dias para a inauguração das obras, pois pretende levar os filhos ao parque. “Está tudo ótimo, estão de parabéns”, completa. Já o mestre de capoeira Silvio Conceição, conhecido como mestre Falcão, se disse contente com a valorização da roda de capoeira. “Vai ser uma homenagem muito grande ao mestre Bimba, que dá nome à praça. No dia da inauguração, vamos comemorar com uma grande roda de capoeira”, comemorou