Com informações do MPT
Rogério Paiva , da redação em Salvador |
15/04/2017 às 18:02
Verdão
Foto:
O Elevador Lacerda estará durante todo o mês de abril iluminado de verde em apoio à campanha Abril Verde, que alerta sobre a importância de criar um cultura de prevenção à acidentes de trabalho. A iniciativa é do Ministério Público do Trabalho (MPT) e conta com o apoio da Prefeitura de Salvador. A campanha terá ainda diversas outras ações, como uma exposição de fotos no Memorial do Trabalhador do MPT e minuto de silêncio nos estádios brasileiros.
"0s acidentes de trabalho e o adoecimento por consequência de atividades profissionais podem ser evitados a partir de uma cultura de prevenção em que não só o trabalhador deve zelar pelo uso de equipamentos de proteção individual, mas as empresas precisam investir na formação de uma cultura de prevenção, que estimule o compromisso coletivo com a segurança no trabalho", afirmou o procurador-chefe do MPT na Bahia, Alberto Balazeiro.
O Abril Verde alerta para a necessidade de reverter o grave quadro da segurança do trabalho no Brasil, que registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, pelo menos desde de 2010, segundo dados da Previdência Social. Somente em 2014, foram 704 mil acidentes de trabalho, sendo 2.783 casos fatais e 251,5 mil que resultaram em afastamentos por período superior a quinze dias.
Durante todo o mês, serão realizadas atividades de conscientização, como a exposição fotográfica “Trabalhadores”, que será exibida simultaneamente nas 24 Procuradorias-Regionais do Trabalho e na PGT. Em Salvador, a mostra será exibida na sede do MPT, no Memorial do Trabalhador, de segunda-feira (17/04) a 4 de maio, das 12h às 15h30, nos dias de semana. O Memorial fica na Avenida Sete de Setembro, 2563, Corredor da Vitória. A mostra também ficará em cartaz por uma semana na Câmara dos Deputados e uma versão reduzida será exibida no Palácio do Planalto na última semana de abril. Além disso, os prédios da PGT e de instituições parceiras serão iluminados na cor verde, assim como os sites e perfis nas redes sociais dos participantes que farão alusão à cor temática.
Para o coordenador nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), Leonardo Osório Mendonça, ações de prevenção são a melhor forma de honrar a memória dos que faleceram em acidentes. “Devemos cobrar a adoção de medidas preventivas, até porque não existe valor no mundo que possa reparar um trabalhador falecido, mutilado, física ou mentalmente, por condições de trabalho que não respeitaram as normas de saúde e segurança vigentes em nosso país”, afirmou.
Ele alerta que a terceirização irrestrita também pode elevar os casos de acidentes. “Os números, infelizmente, tendem a aumentar. Trabalhadores terceirizados estão sujeitos a condições de trabalho piores e mais inseguras do que aqueles contratados diretamente pelas empresas. Os dados oficiais também demonstram maior incidência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais nesta classe de trabalhadores”, acrescentou.
Minuto de Silêncio – Nos jogos realizados no dia 26 de abril pela rodada da Copa do Brasil, será realizado um minuto de silêncio em memória às vítimas de acidentes de trabalho.