Com informações da Secom/SSA
Da Redação , da redação em Salvador |
24/03/2017 às 19:01
Ipês na avenida. Melhor do que roçar barro
Foto: Marcelo Gandra
Árvores nativas da Mata Atlântica ganharam, nesta sexta-feira (24), espaço nas calçadas de uma das vias mais movimentadas de Salvador – a Avenida ACM. Na ação, coordenada por técnicos da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), foram plantadas 50 mudas de Ipê, Oiti e Pau-Brasil, de um total de 110 que farão parte do trecho entre o Parque da Cidade e o posto Jardim dos Namorados.
De acordo com o secretário da Cidade Sustentável e Inovação, André Fraga, a ação faz parte de uma série de outras inciativas que a secretaria vai realizar durante o período chuvoso na cidade, ampliando a cobertura verde e minimizando os impactos desse período. “Essa é a melhor época para se plantar em Salvador, considerando que as chuvas constantes ajudam a deixar o solo irrigado e, por isso, auxiliam naturalmente no desenvolvimento das espécies”, acrescenta.
Nos últimos quatro anos, a Prefeitura plantou mais de 50 mil árvores na cidade, sendo 95% espécies nativas da Mata Atlântica. Segundo Fraga, manter espécies da Mata Atlântica em centros urbanos assegura a preservação do bioma e garante mais qualidade de vida para população. “As árvores melhoram a umidade do ar e deixam as temperaturas mais amenas, além da cidade ficar mais bonita. Por isso plantar é uma das melhores maneiras de estimular a preservação de espécies como Pau-brasil, Sibipiruna, Ipê, Oiti e tantas outras.”