Uma turma composta por 40 jovens em situação de vulnerabilidade social receberá, nesta quarta-feira (08), certificação de formação técnica em Dança, através da Fundação Cidade-Mãe (FCM). O evento será realizado no Centro de Cultura da Câmara Municipal (Praça Municipal, s/ nº), às 14h. Os adolescentes fazem parte do projeto Jovem Aprendiz, através do qual empresas parceiras contratam os jovens e os liberam para participar de cursos de formação profissional na instituição.
Todos os participantes do projeto, que têm 14 a 18 anos de idade, recebem uma bolsa auxílio no valor de meio salário mínimo. O grupo é composto por alunos residentes nos bairros do Engenho Velho de Brotas, Cosme de Farias, Bariri e entorno. A supervisão técnica da turma é realizada pela professora Verônica Oliveira, formada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). O curso teve duração de 15 meses.
No campo das matérias específicas, foram abordadas História da dança, Condicionamento físico e anatomia, danças Étnica, Contemporânea e Clássica, Ética aplicada, Linguagem corporal e Dança, Arte e Cultura Urbana. No bloco das disciplinas integradoras, fizeram parte matérias como Inclusão digital, diversidade cultural brasileira, direitos trabalhistas e previdenciários, direitos humanos, relações de gênero e uso indevido de álcool e outras drogas.
De acordo com a gerente de Proteção Básica da FCM, Eliane Braz, além de proporcionar a imersão no universo profissional, o curso também ofertou o desenvolvimento dos jovens em outros aspectos da vida. “O curso não prioriza apenas a formação técnica, mas também a formação para a cidadania. Além disso, é a oportunidade de muitos terem o primeiro emprego e o protagonismo social”, completou.