Ação educativa do Hospital São Rafael visa o reconhecimento de doadores voluntários para estimular novos gestos de solidariedade
Da Redação , Salvador |
17/02/2017 às 13:16
Doação voluntária
Foto:
No Carnaval, as chances de ocorrerem acidentes e de aumentar o número de pessoas que necessitam de doações de sangue e plaquetas são sempre maiores. De acordo com a hematologista do Hospital São Rafael (HSR), Cecília Luz, nestes períodos de grandes eventos festivos é comum que os doadores voluntários viagem ou estejam envolvidos com a folia e se afastem dos bancos de sangue, deixando os estoques insuficientes.
Pensando nisso, a unidade de saúde realizará uma triagem e reconhecimento de possíveis doadores para manter a quantidade de sangue e plaquetas em níveis favoráveis. Para quem não sabe da importância deste gesto, a médica alerta que, além de servir para casos de cirurgias e outros procedimentos de emergência, a transfusão é indispensável para pessoas que possuem doenças crônicas, como a Anemia Falciforme. “Nesses casos, se a pessoa não receber o sangue em momentos de crise, isso pode ocasionar até a morte do paciente”, pontuou.
Para atrair novos voluntários para esta importante causa, a equipe do Banco de Sangue apostará, ainda no lúdico como ferramenta de sensibilização, entre funcionários e visitantes da unidade de saúde. Ao longo da semana que vem, eles sairão em ritmo de carnaval pelo hospital, devidamente munidos de máscaras, fantasias e folhetos para atrair novos integrantes ao bloco da doação.
Para doar, o voluntário deve ter entre 18 e 67 anos, estar acima de 50 kg e bem alimentado, evitando apenas comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas, por 12 horas. Segundo as normas técnicas do Ministério da Saúde, homens podem fazer até quatro doações por ano, a cada 60 dias, enquanto as mulheres devem esperar 90 dias entre as doações. No caso das plaquetas, as doações podem ser feitas até 24 vezes por ano, respeitando o intervalo de 72 horas, entre uma coleta e outra.
Todo o processo de doação de sangue não leva nem uma hora. A coleta, especificamente, ocorre em menos de 15 minutos. O material atende aos pacientes em programação cirúrgica e em tratamento de quimioterapia e radioterapia, internados no HSR. No Carnaval, o Banco de Sangue funcioná quinta-feira (23) e sexta-feira (24), das 8h às 17h, e no sábado, das 8h às 12h. Entre domingo (26) e terça-feira (28) não haverá funcionamento, retornando somente na Quarta-feira de Cinzas, das 13h às 17h.
COMENTÁRIO DO BJÁ
O São Raphael adora pedir uma ajuda para divulgar suas ações, mas, para mandar um banner pros blogs nem pensar.