Memorial que era na Av Luiz Viana (Paralela) foi para o CAB ao lado da Assembleia
Luis Guilhermes Pontes Tavares , Salvador |
08/02/2017 às 09:52
Agora vai. É o que se depreende diante da estátua do deputado Luis Eduardo Magalhães (16.03.1955-21.04.1998) colocada no seu pedestal no memorial que foi transferido da Avenida Luiz Viana (Paralela) para o canteiro central da Avenida 1 do Centro Administrativo da Bahia (CAB).
A transferência do memorial foi iniciada no primeiro semestre de 2016, portanto há mais ou menos 10 meses. No canteiro central da Avenida 1, margeado pelo Centro de Exposições, os prédios federais do Banco Central, do TRE e do TRT (com a obra paralisada), o monumento a Ayrton Senna (obra do artista Bel Borba) e a Assembleia Legislativa, o Memorial Luis Eduardo Magalhães ocupa cerca de duas vezes a área que ocupava na Avenida Paralela.
Está conforme o projeto original do arquiteto Luis Paulo Conde (1934-2015), pois a nova versão do Memorial preserva a mesmo designer anterior, inclusive na posição em que a estátua está assentada. Sempre voltada para o mar, quando esteve na Paralela, ficava de costas para o CAB. Agora, fixada quase no miolo do CAB, a estátua está de costas para o Palácio do Legislativo, que, por coincidência, é denominado Palácio Deputado Luis Eduardo Magalhães.
No início de 1999, a revista “Caminhos”, da Bahiatursa, registrou como a estátua fora localizada desde a sua inauguração em 19 de dezembro de 1998:
“A imagem do Deputado está voltada para quem chega, como a recepcionar seus visitantes, e para o sol nascente e o mar, simbolizando a esperança que se renova a cada dia com o nascer do sol, o ritmo cíclico do tempo, e a visão do litoral, de onde vieram as várias raças que se uniram aos nativos indígenas preexistentes para constituírem a Nação.” (p. 14)
É suposto que a inauguração do Memorial ocorrerá em 16 de março deste ano, quando LEM faria 62 anos. Ele faleceu em Brasília aos 43 anos e estava cotado para ser o governador da Bahia na eleição de 1998, ano no qual o sociólogo carioca Fernando Henrique Cardoso foi reeleito presidente da República.
A imagem pode conter: pessoas em pé, árvore, céu e atividades ao ar livre