Salvador

Recadastramento do Detran gera economia e segurança para motoristas

Com informações da Ascom Detran
Tasso Franco , da redação em Salvador | 04/02/2017 às 12:34
Importante recadastrar
Foto: Camila Souza
Preocupar-se com o prazo para a chegada de documentos referentes a veículos e não ter que pagar por segunda via daqueles que sequer chegaram até o motorista. É para evitar que isso aconteça que o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) lançou o serviço de recadastramento de veículos registrados em Salvador. Os cidadãos precisam apenas realizar uma atualização de dados junto ao órgão, principalmente o endereço, o que pode ser feito pela internet. Além de gerar economia, o programa dificulta fraudes e acelera o processo de licenciamento junto ao órgão.

A ação deve ser estendida para o interior do estado ainda neste ano, após o recadastramento dos motoristas que moram na capital. Em fevereiro estão sendo recadastrados os proprietários de veículos com placas que terminam com o número 3. Os meses de novembro, dezembro e janeiro foram dedicados aos finais de placa 1 e 2. O escalonamento serve para que o órgão de trânsito não receba todas as solicitações de uma única vez. Por isso, o motorista que perdeu o prazo ainda pode realizar o cadastro. 

Os cidadãos devem acessar o link disponível na página inicial do site do Detran-BA (www.detran.ba.gov.br), onde encontram o passo a passo para a atualização dos dados. A parte mais importante é o endereço, identificado por meio do Código de Endereçamento Postal (CEP). O analista de sistemas do Detran-BA, João Dutra, afirma que apenas alguns dos motoristas precisam ir à central do órgão, localizada na avenida ACM, ou em postos do departamento nos SACs dos shoppings Bela Vista e Salvador.

“Quando o motorista realizar o cadastro, se o CEP dele coincidir com o endereço que temos na nossa base, ele consegue concluir tudo pela internet. De imediato, ele recebe um SMS (mensagem de texto) no celular ou um e-mail confirmando o recadastramento. Mas, para aquelas pessoas que mudaram de endereço ou têm o CEP reconhecido como ‘inconsistente’ pelo sistema, é preciso comprovar a residência no Detran”, explica o analista. Para esses casos, é necessário imprimir uma guia, gerada no próprio site no momento do cadastro, e levar um documento oficial com foto, além de comprovante de residência, que não seja conta de luz ou de água. 

Para quem optar ou não tiver como fazer pela internet, todo o cadastro pode ser feito também no Detran-BA. O procedimento é simples, gratuito e promete evitar dor de cabeça para o cidadão, reforçando a segurança no sistema e evitando falhas na entrega de documentos pelos Correios.