Salvador

Tríduo, Missas e desfile de Ternos marcam a Festa de Reis, Lapinha

Acontece dia 6
Pascom , Salvador | 03/01/2017 às 20:41
Reis na Lapinha
Foto: A Tarde
Ainda em clima de celebração pelo nascimento do Menino Jesus, a paróquia Nossa Senhora da Conceição (Lapinha) realiza a tradicional Festa de Reis. O tema escolhido para este ano é “Identidade de Jesus nos presentes de reis”.
O tríduo preparatório acontecerá nos dias 3 e 4, às 19h30, e no dia 5, a partir das 18h. A cada noite será meditado um sub-tema: “Incenso, Jesus é Deus” (1ª noite), “Mirra, Jesus Salvador pelo martírio” (2ª noite) e “Ouro, Jesus é rei” (3ª noite). Os fiéis são convidados, ainda, a realizarem gestos concretos por meio da doação de materiais de limpeza e de copos descartáveis.

No dia 5, logo após o novenário, acontecerá o desfile do Terno de Reis Anunciação, que sairá da matriz, seguirá até a Soledade e retornará para a matriz onde aguardará outros Ternos de Reis de paróquias da Arquidiocese de Salvador.
Para encerrar os festejos, no dia 6 de janeiro os fiéis se encontrarão na matriz às 6h para a alvorada, seguida de Missa às 7h30. A Missa Solene será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão, às 19h30.

Festa de Reis
 
Celebrada pelos católicos, a Epifania do Senhor é a manifestação de Deus Menino aos três Reis Magos. Guiados por uma estrela, Gaspar, Melchior e Baltasar levaram a Jesus recém-nascido ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.
A intenção dos evangelistas ao mostrar os magos vindos do Oriente foi ensinar  que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo. A festa popular foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em regiões como o Nordeste, São Paulo e Minas Gerais.