SMS estima que 80% dos atendimentos são por excesso de álcool
Da Redação , da redação em Salvador |
30/12/2016 às 23:25
Nesta terceira noite teve Jorge e Mateus
Foto: PMS
Nas duas primeiras noites do Réveillon de Salvador, foram contabilizados 173 atendimentos nos dois módulos de saúde montados pela Prefeitura na região da Arena Daniela Mercury, no Comércio, com oito remoções para UPAs e hospitais. O número é praticamente o mesmo do último Réveillon, que teve duas ocorrências a menos no mesmo período. Este ano, foram 93 atendimentos no primeiro dia, com seis remoções, e 80 no segundo, com apenas duas, sendo uma delas por intoxicação alcóolica em menor. Estima-se que 80% dos atendimentos sejam por excesso de álcool, mas só é considerada intoxicação quando o paciente chega desacordado.
“Tivemos um adolescente de 16 anos, desacompanhado e completamente embriagado. Solicitamos a remoção para a UPA dos Barris, que tem assistência social. De lá, ele só sai na companhia dos familiares. Caso contrário, é removido para o conselho tutelar”, contou o médico plantonista Antônio Fernando Costa, que também alertou para a necessidade de consumir bebida alcóolica com moderação. “Praticamente todo mundo faz uso de bebida alcóolica em uma festa como esta. É natural, mas é importante intercalar álcool com água, já que a hidratação é fundamental, alimentar-se adequadamente e conhecer os limites do próprio corpo”, alertou.
Agentes de saúde também alertam sobre a importância de não consumir de bebidas artesanais, que são proibidas, porque não se conhece a procedência, a forma como são manipuladas e o teor alcóolico. Agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) mantém equipes de plantão em todo circuito da festa para evitar a comercialização das mesmas. Nos dois primeiros dias, foram apreendidos 19 litros de bebida como “príncipe maluco”, que pode levar até a um AVC.
Mulheres - O médico-coordenador de Atendimentos de Emergência do município, Ivan Paiva, também fez um alerta às mulheres para que utilizem calçados adequados e sejam ainda mais cautelosas ao fazer uso de álcool. “O número de atendimentos às mulheres é quase o dobro de homens por conta de calçados inadequados e, principalmente, pelo consumo excessivo de bebida alcoólica. As mulheres têm menos gordura e massa corporal e, portanto, menor resistência ao álcool”, alertou.
TRÊS PRESOS E DOIS APREENDIDOS
O trabalho das polícias Militar e Civil, com o apoio da Guarda Municipal, garantiu a tranquilidade na segunda noite de shows na Praça Cairu, bairro do Comércio. Não houve registro de ocorrências graves (homicídio, latrocínio ou lesão corporal seguida de morte) no local do evento e nas áreas adjacentes. Durante as ações ostensivas foi capturado Jeferson Henrique Garcia da Silva, 28 anos, praticando tráfico de drogas. Com ele foram apreendidos nove papelotes de cocaína. O material foi encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica.
Guarnições da PM, após denúncias, conseguiram prender também Maurício Silva Alves, 21, e Romário da Silva Santos, 18. Eles, em conjunto com dois adolescentes apreendidos na abordagem policial, estavam nas imediações do Terminal da França praticando roubos. Os adultos foram encaminhados para o Complexo dos Barris e os menores foram levados para Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), em Brotas. Durante a festa foram registrados ainda 23 furtos e roubos.