Um mês e meio após o rompimento de uma rede de drenagem que provocou uma cratera e, consequentemente, o tráfego de veículos, a Rua Amado Coutinho, em Brotas, está prevista para ser reaberta nesta terça-feira (20). A via, que dá acesso à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, foi recuperada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e a intervenção contou com investimento total de R$400 mil.
De acordo com o secretário Marcílio Bastos, foi refeita toda a estrutura que corroeu após lançamento indevido de esgoto, substituindo 36 metros da rede antiga de metal por material rib loc (PVC armado). Com a participação de 30 trabalhadores e três máquinas, as obras englobaram duplicação da capacidade de vazão da rede de drenagem, que atualmente é de 60 centímetros, para 1,2 metros.
“Para isso, foi necessário abrir um canteiro de obras com cerca de 40 metros, com um escoramento específico, já que se trata de um terreno aterrado e mal compactado. O trabalho foi feito com mais cuidado, visando sempre a preservação da vida de cidadãos e operários, pois o solo se desfaz com muita facilidade. Para a escavação utilizamos uma estrutura com blindagem metálica, especialmente preparada para o trabalho em valas, o que garante mais segurança em locais onde há risco de desmoronamentos", explica o secretário.
A intervenção também contou com adensamento de materiais como areia, arenoso compactado e brita, em preparação para asfaltamento e recomposição da via. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi acionada para fazer a recomposição da rede pela qual ela é responsável, assim como as demais concessionárias de telefonia para efetuar canalização de cabos. O órgão estima que 80% da rede de drenagem responsável por captar as águas das chuvas em Salvador têm sido afetadas pelo lançamento indevido de esgoto, proveniente de casas e de estabelecimentos comerciais.