Salvador

Fred Menendez e missa de Dom Murilo Krieger marcam a Vila Criativa

Evento gratuito acontece na praça da Igreja do Bonfim, sábado (26) e domingo (27), dentro da festa da Nossa Senhora da Guia
Laura Fernandes , Salvador | 24/11/2016 às 12:27
Vila Criativa
Foto: Tiago Xavier

Padroeira dos navegantes, Nossa Senhora da Guia é festejada em novembro com intensa programação e, para marcar os festejos, a Vila Criativa volta à praça da Igreja do Bonfim  nos dias 26 e 27. O evento gratuito reúne mais de 30 expositores de artesanato tradicional e religioso, além de shows e outras manifestações culturais das 8h às 20h, no sábado, e das 8h às 19h, no domingo. As celebrações culminam com uma missa solene presidida por Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, na Igreja do Bonfim, dia 27, às 10h, mesmo dia em que se apresenta o guitarrista Fred Menendez, às 17h, na praça em frente à Basílica.

O segundo fim de semana da Vila Criativa em novembro acontece com participação da Associação de Capoeira do Mestre Zé Mario, às 11h, e do DJ Denison , às 16h, além da Banda de Música da Guarda Municipal, que comanda o som logo após a missa das 19h, todos no sábado (26). Quem encerra a programação é o guitarrista Fred Menendez e banda, no domingo (27), às 17h. O repertório instrumental inclui músicas de Jacob do Bandolim (1918-1969), Armandinho Macêdo, Carlinhos Brown, Gilberto Gil e Mozart (1756-1791).

Mas a programação não para por aí. Quem passar pela Vila Criativa vai encontrar a arte da Madeira Rosa com baús, oratórios e imagens religiosas; os aromatizantes e sabonetes artesanais da Pele Cheirosa; e a arte em tecido de Dona Juju, com seus aventais e panos de pratos com receitas da culinária baiana. Os turbantes da Negra Lu também marcam presença na edição de novembro, que conta ainda com participação da DirArt e seu artesanato religioso em peças como almofada, bolsas e nécessaire. Para recarregar as energias, a gastronomia da Vila Criativa oferece pratos representativos da cultura baiana, como feijoada, sarapatel, escondidinho, bolo de aipim, bolo de laranja, empadas, mingau de milho e mungunzá.

 

Devoção do Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Guia

Símbolo da fé baiana, a Basílica Santuário Senhor do Bonfim, ou simplesmente Igreja do Senhor do Bonfim, foi erguida em 1754. No mesmo ano, foram trazidas de Portugal as imagens de Jesus Cristo – o Senhor Jesus do Bonfim, e da Virgem Maria – Nossa Senhora da Guia, padroeira dos navegantes. Levadas em procissão até a sagrada colina, as imagens deram início a uma tradição que já ultrapassa 250 anos.

O curioso é que o capitão da marinha portuguesa Theodózio Rodrigues de Faria, fervoroso devoto do Senhor do Bonfim, havia feito uma promessa durante uma tempestade que enfrentou em alto mar: se sobrevivesse, traria para o Brasil as imagens do Senhor Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia.

Ao mesmo tempo em que a Igreja do Bonfim foi erguida em 1754, iniciou-se a devoção àquele símbolo religioso através de uma irmandade: a Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim. A Devoção é composta, hoje, por 33 membros responsáveis pela administração e fiscalização da igreja que é marcada pelo icônico museu dos ex-votos e pelas famosas fitinhas do Bonfim. 

Calendário

A programação da Vila Criativa está aliada ao calendário da Igreja do Bonfim e dividida em quatro momentos: em setembro, celebrou a estação mais florida do ano com o tema Primavera da Colina; em outubro (dias 15 e 16) integrou a Festa São Gonçalo de Amarante; agora em novembro (12 e 13; 26 e 27) celebra a Festa da Nossa Senhora da Guia; e, por fim, em dezembro (de 10 e 11; 17 e 18) festeja o Natal na Colina Sagrada.

Vila Criativa

O objetivo da Vila Criativa é fortalecer e dinamizar o artesanato, a gastronomia e a música da Bahia, responsáveis por formar a identidade cultural do seu povo. Criada em 2015, com o intuito de promover o diálogo entre as artes, a tradição e a cidadania, a ação multicultural realizou sua primeira temporada de setembro a dezembro daquele ano e a segunda temporada veio no ano seguinte, com edições nos meses de janeiro, março e junho.

“Tento traduzir a Vila como uma perspectiva cultural, de um ser que produz essa forma de existência na História. A cultura como dimensão específica da identidade e originalidade”, destaca a produtora cultural Simone Reis, idealizadora da Vila Criativa. “A Vila quer mostrar essa identidade. Não há possibilidade de existência extracultural” completa Simone, que atua na área da cultura há 25 anos, é filósofa de formação e especialista em Estudos Culturais, Histórias e Linguagens.

A escolha da sagrada colina como espaço da Vila Criativa se deve à memória afetiva da idealizadora do evento, nascida e criada no Bonfim. “Eu pensava em um lugar que fosse simbólico e representativo para a cultura da nossa cidade. Estou redescobrindo um espaço único que já existe, com uma historicidade profunda e com pessoas administrando isso lindamente. Sou parte disso”, resume Simone.

A Basílica Santuário do Senhor Bom Jesus do Bonfim (Igreja do Bonfim) é parceira na realização da Vila Criativa, ao lado da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim e do projeto social Bom Samaritano.

 

Serviço

O quê: Vila Criativa – 3ª temporada

Onde: Praça Senhor do Bonfim (em frente à Igreja do Bonfim, Cidade Baixa)

Quando: 26/11 e 27/11 | Sábados, das 8h às 20h, e domingos, das 8h às 19h

3ª temporada da Vila Criativa: 15 e 16 de outubro; 12,13, 26 e 27 de novembro; 10, 11, 17 e 18 de dezembro

Entrada gratuita