Salvador

Sete ladrões de bancos são presos e 'Joca do Cavalo' vai para xadrez

Com informações da SSP
Da Redação , Salvador | 18/11/2016 às 17:46
'Rei de Copas' do Baralho do Crime, na Penitenciária
Foto: SSP
Uma operação conjunta das polícias civis da Bahia e de Alagoas resultou na prisão, na quinta-feira (17), de sete ladrões de banco, com atuação nos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco. O Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e a 18ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Paulo Afonso) participaram das diligências.

Gilson da Silva Medeiros, Valfran Amilton Varjão, Ivaldo Pinheiro, o Nego da Verdura, Josélio Ramos Lúcio, Leonardo Henrique Lopes da Silva, Fabrício Pereira da Silva e Everaldo João de Sá tiveram as prisões decretadas pela 17ª Vara Criminal de Maceió e foram capturados nas cidades baianas de Glória e Paulo Afonso.

De acordo com o diretor adjunto do Draco, delegado Alexandre Narita, duas espingardas, calibres 44 e 28, foram apreendidas na casa de Everaldo, em Glória, além de munições. Todos os presos foram recambiados para Maceió, onde deverão ser transferidos para o sistema prisional.

BARALHO DO CRIME

Com quatro mandados de prisão em aberto por homicídios e tráfico de drogas, Josemar Silva Barbosa, o Joca do Cavalo, de 29 anos, o Rei de Copas do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP), foi preso, na quinta-feira (17).

Investigadores do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) localizaram Josemar num imóvel, no bairro do Uruguai, e o conduziram à 4ª Delegacia Territorial (DT/São Caetano). Com ele, foram apreendidos uma pistola 380, munições, dois celulares, 57 trouxas de maconha e R$ 36, em espécie.

Josemar foi apresentado à imprensa, nesta sexta-feira (18), no edifício-sede da Polícia Civil, pelos delegados Giovanni Iran Nascimento, do Depom, e Nilton Tormes, titular da 4ª DT/São Caetano, que explicaram aos jornalistas os detalhes da prisão.

Entre os crimes atribuídos a Josemar está o assassinato do comerciante Jaguaraci Carvalho de Oliveira, de 52 anos, morto com diversos tiros na cabeça dentro de seu próprio estabelecimento, no Largo de Massaranduba, em 2012.

O delegado Nilton Tormes informou que o criminoso, que atua em bairros da Cidade Baixa, como Bonfim e Uruguai, já esteve preso duas vezes por homicídio. “Com a prisão dele, acreditamos poder solucionar outros assassinatos registrados naquela região de Salvador”, declarou o titular da 4ª DT.

O delegado Giovanni Iran destacou a importância de estampar o rosto de Josemar no Baralho do Crime da SSP, o que possibilitou à polícia receber informações valiosas ao longo das investigações. “Trata-se de uma ferramenta de grande importância, que permite que a população colabore conosco de forma sigilosa e segura”, avaliou.

Na 4ª DT/São Caetano, Josemar foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e posse de arma. Ele já seguiu para o Núcleo de Prisão em Flagrante do Poder Judiciário (NPF), na Avenida ACM. O material apreendido passará por exames periciais no Departamento de Polícia Técnica (DPT).