Salvador

JOVENS marcharam no centro pelo empoderamento crespo na capital baiana

Um movimento de afirmação
Da Redação , Salvador | 13/11/2016 às 18:33
Jovens defendem o empoderamento crespo
Foto: A Tarde
  A segunda edição da Marcha do Empoderamento Crespo deu-se neste domingo, no Campo Grande. O evento reuniu, por volta das 14h, um grupo de jovens que caminhou até a Praça Castro Alves.

Organizada pelas redes sociais, a comissão responsável pelo evento reúne estudantes, militantes, acadêmicos e pessoas interessadas na temática. Antes da caminhada, o evento teve apresentação cultural com grupos de capoeira e musicais.

“A intenção é justamente reunir as pessoas negras para afirmar sua estética, para se empoderar e também firmar nosso posicionamento político diante da morte da juventude negra”, disse Mila Carol Soares, 23 anos, estudante e organizadora da marcha.
A Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador é um movimento político que tem como objetivo contribuir para a construção de um referencial de valorização do corpo negro e a reversão das representações negativas acerca do mesmo. 

Centralizada nas redes sociais, a comissão de organização do evento reúne estudantes, militantes, acadêmicas/os e pessoas interessadas na temática, formando um grupo composto por 9 mulheres negras e 1 homem negro. A comissão é majoritariamente composta por mulheres negras porque vivemos numa sociedade machista e racista, a intersecção das opressões silencia, violenta e invisibiliza as mulheres negras cotidianamente. Logo, a Marcha entende que se faz necessário o protagonismo da mulher negra frente a luta do empoderamento crespo e do combate ao racismo e machismo.