O casarão da Ladeira de São Bento está em reunias e Zamenhof ficou na rua
Da Redação , Salvador |
07/11/2016 às 19:05
Coiutado de Zamenhof ficou no meio da rua
Foto: FGM
A Fundação Gregório de Mattos acaba de devolver à população o busto do oftalmologista, filólogo judeu polonês e criador do esperanto, Ludwik Lejzer Zamenhof, aportuguesado como Lázaro Luiz Zamenhof totalmente restaurado.
A obra de concreto criada pelo artista Jaime Sampaio em 1977, estava sob espessa crosta escura, com danos ocasionados principalmente pela exposição à poluição atmosférica, devido ao intenso tráfego de veículos e consequentemente emissão de gases poluentes, que possuem um grande poder corrosivo. Além do acúmulo de sujeira pelo tempo e exposição à poeira tóxica, o monumento apresentava perdas bastante graves no rosto do homenageado.
Hoje, após trabalho cauteloso sob a responsabilidade do restaurador Gianmario Finadri, o busto que fica no Largo de São Bento e em frente à Casa do Esperanto, pode ser admirado por quem passa, não apenas plenamente recuperado como envolto por uma camada protetora de hidrófugo, a fim de retardar a ação inevitável do tempo e da poluição e manter viva a história desse grande personagem da vida real.
CASA DO ESPERANTO
Salvador melhor juizo, a Casa do Esperando desabou. O casarão está em ruinas.