Salvador

Vila Criativa volta à praça da Igreja do Bonfim

Evento gratuito reúne mais de 30 expositores no segundo encontro da terceira temporada
Tiago Xavier , Salvador | 04/10/2016 às 13:57
Laura Fernandes
Foto: Divulgação

Agradecer uma conquista, amarrar as fitinhas do Bonfim e fazer três pedidos, acompanhar uma missa ou simplesmente admirar o patrimônio histórico. Seja qual for o motivo para visitar a Igreja do Bonfim, nos dias 15 e 16 de outubro os devotos e turistas ganham um espaço a mais para permanecer no entorno deste monumento histórico. Isso porque a Vila Criativa realiza o segundo encontro de sua terceira temporada na praça em frente à Basílica da sagrada colina, com artesanato, gastronomia e música. O evento gratuito reúne mais de 30 expositores no sábado, das 8h às 20h, e no domingo, das 8h às 19h.

Entre as atrações desta edição, está a Associação de Capoeira Corpo e Movimento do Mestre Angola, da Cidade Baixa, que vai apresentar roda de capoeira e orquestra de berimbaus, no domingo, às 10h. Os turbantes da Negra Lu, os bordados de Sylvana Bezerra, as bonecas de pano da Dila Recanto das Bonecas e os acessórios de Rita Reis também fazem parte da Vila Criativa. A ação multicultural segue até dezembro e reúne artesanatos tradicionais como cerâmica de Maragogipinho e de Coqueiros, palha de Saubara e Ilha de Maré, além de artesanato religioso que vai do universo católico ao das religiões de matriz africana.

“O Bonfim é um santuário e um ponto turístico, com presença constante de peregrinos e turistas que têm demandas diferentes. Então, além do aspecto religioso, é necessário que as pessoas encontrem aqui um espaço de lazer, de interação, e a Vila Criativa vem atender essa exigência”, explica o cônego Padre Edson Menezes da Silva, reitor da Basílica Santuário do Senhor Bom Jesus do Bonfim (Igreja do Bonfim), que é parceira na realização da Vila Criativa, ao lado da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim e do projeto social Bom Samaritano.

Além das atrações artísticas, a Vila Criativa conta com um cardápio que inclui sarapatel, carne do sol com aipim, arrumadinho de camarão, caldo verde, xinxim de bofe e feijoada, empadas de colher e doce de banana na palha de Ilha de Maré. “Esse projeto na praça trouxe uma vitalidade, uma alegria. Os fiéis, os romeiros ficam na praça, comem, ouvem uma boa música e os ônibus de turismo param para as pessoas visitarem as barracas. Quer dizer, trouxe animação à praça do Bonfim que era muito deserta. Trouxe esse bem-estar, para além da religiosidade”, enaltece o juiz Francisco José Pitanga Bastos, gestor da Devoção do Senhor do Bonfim.

 

Identidade

O objetivo da Vila Criativa é fortalecer e dinamizar o artesanato  da Bahia, responsável por formar a identidade cultural do seu povo. Criada em 2015, com o intuito de promover o diálogo entre as artes, a tradição e a cidadania, a ação multicultural realizou sua primeira temporada de setembro a dezembro daquele ano e a segunda temporada veio no ano seguinte, com edições nos meses de janeiro, março e junho.

“Tento traduzir a Vila como uma perspectiva cultural, de um ser que produz essa forma de existência na História. A cultura como dimensão específica da identidade e originalidade”, destaca a produtora cultural Simone Reis, idealizadora da Vila Criativa. “Como no mundo capitalista estamos nos afastando disso, a Vila quer mostrar essa identidade. Não há possibilidade de existência extracultural” completa Simone, que atua na cultura há 25 anos, é filósofa de formação e especialista em Estudos Culturais, Histórias e Linguagens.

A escolha da sagrada colina como espaço da Vila Criativa se deve à memória afetiva da idealizadora do evento, nascida e criada no Bonfim. “Várias feiras maravilhosas já estão acontecendo, mas são itinerantes. Eu pensava em um lugar fixo, que fosse simbólico e representativo. Estou redescobrindo um espaço único que já existe, com uma historicidade profunda e com pessoas administrando isso lindamente. Sou parte disso”, resume Simone.

 

Calendário

A programação da Vila Criativa está aliada ao calendário da Igreja do Bonfim e dividida em quatro momentos: em setembro, celebrou a estação mais florida do ano com o tema Primavera da Colina; agora em outubro (dias 15 e 16) integra a Festa São Gonçalo de Amarantes; em novembro (12 e 13; 26 e 27) celebra a Vigília do Jubileu da misericórdia e a Festa da Nossa Senhora da Guia; e, por fim, em dezembro (de 10 a 18) festeja o Natal na Colina Sagrada.

 

Devoção do Senhor do Bonfim

Símbolo da fé baiana, a Basílica Santuário Senhor do Bonfim, ou simplesmente Igreja do Senhor do Bonfim, foi erguida em 1754. No mesmo ano, foi trazida de Portugal a imagem de Jesus Cristo – o Senhor Jesus do Bonfim – e levada em procissão até a sagrada colina, o que deu início a uma tradição que ultrapassa 250 anos.

Ao mesmo tempo em que a Igreja foi erguida, iniciou-se a devoção àquele símbolo religioso através de uma irmandade: a Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim. A Devoção é composta, hoje, por 33 membros responsáveis pela administração e fiscalização da igreja que é marcada pelo icônico museu dos ex-votos e pelas famosas fitinhas do Bonfim.

 

 

Serviço

O quê: Vila Criativa – 3ª temporada

Onde: Praça Senhor do Bonfim (em frente à Igreja do Bonfim, Cidade Baixa)

Quando: sábado (15/10), das 8h às 20h, e domingo (16/10), das 8h às 19h

Temporada da Vila Criativa: 15 e 16 de outubro; 12,13, 26 e 27 de novembro; e 10 a 18 de dezembro. Sempre aos sábados, das 8h às 20h, e domingos, das 8h às 19h

Entrada gratuita