Índices de violência no bairro diminuiram
DCS , Salvador |
13/09/2016 às 18:12
Prática de esportes é uma constante neste trabalho de integração
Foto: Natália Verena
Os moradores atendidos pela Base Comunitária de Segurança do Bairro da Paz celebraram nesta terça-feira (13), o aniversário de quatro anos de lançamento da unidade de polícia cidadã. Dentre as atividades comemorativas, a I Feira Internacional de Saúde e Cidadania, promovida em parceria com o grupo de ensino superior DeVry Brasil, ofereceu avaliações de sinais vitais e postural, medidas antropométricas, orientações nutricionais, farmacêuticas e sobre escovação, além de consultorias em reforma e planejamento de finanças e assistência jurídica a aproximadamente 300 pessoas.
Paula Cristina Santos, supervisora nacional de ações internacionais da DeVry, ressaltou a boa relação da polícia com a comunidade local e a importância de manter essa parceria com a base. “Nós nos sentimos gratificados em nos associarmos para fazer o bem”, declarou. Destacou ainda a participação da instituição de ensino em projetos sociais desde 2012 e trazendo alunos dos Estados Unidos para que conhecerem as carências da comunidade e a realidade do nosso país.
Na ação de hoje quinze estudantes estrangeiros procedentes da Chamberlain College of Nursing, escola ligada a DeVry através de intercâmbios, realizaram atendimentos médicos. A professora da Chamberlain, Gigi Melendez, mostrou-se impressionada pela forma como a polícia é envolvida com a comunidade. “É um jeito maravilhoso e eficaz de trazer segurança para o bairro’, classificou.
Comandante da BCS/Bairro da Paz desde a inauguração, o capitão PM Henrique Alves lembrou que a comunidade, inicialmente retraída, hoje está muito próxima da unidade policial. “É uma grande vitória quando a gente consegue melhorar a qualidade de vida dos moradores”, declarou.
Também relacionou a chegada dos projetos sociais à diminuição da criminalidade no bairro, há um ano e meio sem registro de homicídios. Recordou emocionado de uma das histórias vividas nesses quatro anos da base: o parto de uma mulher realizado no interior de uma viatura da PM e com efetiva participação da guarnição policial.
Participação Popular
Já a moradora Jéssica Santos da Costa, sempre presente nas ações realizadas pela BCS, garante que a chegada da base mudou a vida da população. Afirma que a segurança melhorou muito, após o trabalho social feito com as crianças e os adolescentes.
Carmelita Lopes de Souza, residente no Bairro da Paz, compareceu à Feira da Saúde, para uma consulta com o fisioterapeuta. Elogiou não só o atendimento médico, como as demais iniciativas promovidas pela base.
Projetos
A BCS/Bairro da Paz realiza diversos projetos sociais com a comunidade, por meio do ‘Pacto pela Vida’, programa do Governo do Estado, que visa a participação dos poderes público e privado na melhoraria da vida da população. Hoje, além da feira de saúde, ocorreram competições e entrega de medalhas aos alunos do ‘Karatê do Saber’.
Em parceria com o Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, as aulas de karatê são ministradas para cerca de 200 alunos, segundo esclareceu o professor Gílson José dos Santos. “O esporte ajuda na inclusão social e a disciplina que o karatê exige contribui para que os educandos melhorem o desempenho social e escolar”, destacou.
A base ainda conta com os projetos ‘Arte é Vida’, com 300 alunos, ‘CDC Informática Básica’, com a participação de 150 jovens, Comunidade Saudável, 150 com integrantes, Pré-IFBA, 53 estudantes, Educação de Base, 60 alunos e Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), com mais de 2 mil crianças e adolescentes.
Fonte: Natália Verena
Confira a galeria de fotos desta notícia: