Doze mandados de prisões temporárias foram cumpridos
SSP , Salvador |
06/09/2016 às 11:41
O delegado Jamal Amad, coordenador da 3ª DH/BTS (o primeiro à esquerda)
Foto: SSP
Doze mandados de prisão temporária foram cumpridos durante operação da Polícia Civil, coordenada pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), com a finalidade de desarticular uma organização criminosa que atuava no bairro de Cidade Nova. Na ação, sete armas foram apreendidas – uma delas era um simulacro – cocaína, maconha, crack e material para refinar e distribuir drogas.
Segundo o delegado Jamal Amad, coordenador da 3ª Delegacia de Homicídios (Baía de Todos os Santos), a quadrilha é responsável por, pelo menos, nove homicídios praticados na Cidade Nova, todos com a intenção de expandir o tráfico de drogas no bairro.
“A operação foi um sucesso, retiramos das ruas 12 pessoas envolvidas com diversos crimes, mas o trabalho ainda não foi encerrado Existem mais 13 integrantes dessa quadrilha com mandados expedidos e estamos nas ruas à procura deles”, observou o delegado.
Foram presos em flagrante Natanael Silva Lima, 32 anos, com quatro pacotes de cocaína, Alberto Freitas dos Santos Júnior, o ‘Galego’ ou ‘Big’, 43, com duas pistolas calibre 380 e dois carregadores com 23 cartuchos intactos, Géssica Santana de Souza, 25, com 51 pedras de crack, 12 pinos de cocaína, 60 dolinhas de maconha e uma balança, e Lucas Oliveira Gomes dos Santos, 20, com um revólver calibre 38 e seis cartuchos intactos.
Dois outros traficantes também foram presos: Alessandro Pereira Silva, o ‘Malhado’, 26, com uma pistola calibre 38, com carregador e 11 cartuchos intactos, um tablete de maconha, uma pedra de crack, um tablete de cocaína, uma balança e maconha acondicionada em saco plástico, e Arnaldo Neves Barbuda Júnior, 39, com um revólver calibre 38 e um simulacro de pistola.
Por conta de mandado judicial estão custodiados Jair Sousa de Jesus Junior, 33, Paulo Júlio de Almeida Neto, o ‘Netinho’, 33, Carla Leal Santos, 25, Leandro dos Santos Reis, o ‘Léo’, 28, Herbert de Jesus Santos, o ‘Lacraia’ ou ‘Papão’, 25, Rodrigo Vitório dos Santos, o ‘Digão’, 24. Gilvanci Souza Reis, 27, já no sistema prisional, deverá ser indiciado em mais um inquérito.
Apontado como líder do tráfico no bairro da Cidade Nova, Óthon Carlos de Aquino de Jesus, o ‘Goiaba’, 32, baleado em confronto com a polícia, em Simões Filho, morreu. Com ele, estavam uma pistola 9 mm, carregador, 870 gramas de maconha, 29 pinos de cocaína e munição.
Mais de 240 policiais dos departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Polícia do Interior (Depin), Polícia Metropolitana (Depom), Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e da Coordenação de Operações Especiais (Coe) participaram da ação, ocorrida simultaneamente em Salvador (nos bairros de Cidade Nova, Pau Miúdo e Liberdade e no subúrbio ferroviário de Paripe) e em Simões Filho, Mata de São João, Jiquiriçá e Salinas das Margarida.