Salvador

Projeto integra comunidade escolar e aborda a cultura de paz

Escola no Subúrbio Ferroviário desenvolve projeto sobre cultura de paz e combate à discriminação
ASCOM Educação , Salvador | 11/08/2016 às 16:50
Projeto integra comunidade escolar e aborda a cultura de paz
Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover e incentivar a cultura de paz no ambiente escolar, os estudantes do Colégio Estadual Anfrisia Santiago, localizado no bairro de Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, estão participando de um projeto interdisciplinar sobre o assunto. O projeto promove uma maior integração entre os estudantes e chama a atenção para temas como a violência e situações nas quais os jovens parecem como vítimas potenciais, que refletem o preconceito, a discriminação e a intolerância, a exclusão social e até mesmo a degradação ambiental.

Até o final no ano letivo, todas as sextas-feiras serão dedicadas ao projeto onde os estudantes participam de palestras, exibição de filmes, rodas de conversa e dinâmicas em grupo. A professora de Ciências e articuladora do projeto, Rozana Oliveira, afirma que o intuito é disseminar a cultura de paz, respeito e cooperação no ambiente escolar. “Um dos focos da iniciativa é o aprimoramento das competências sociais dos alunos e o desenvolvimento de relações interpessoais positivas através da implementação das habilidades sociais de civilidade, empatia, assertividade, autocontrole e resolução pacífica de problemas”, ressalta a educadora.

Isabela Almeida de Souza Brito, 15 anos, que cursa o 8° e 9° ano Tempo Juvenil, diz que o projeto melhora ainda mais a convivência. “A partir de atividades como palestras e rodas de conversa, estamos interagindo mais com os colegas, dando nossa opinião e refletindo sobre o tema”, diz a estudante. Sua colega Ingride Trindade Sousa, 15, acredita que “a iniciativa torna a escola mais harmônica e isso irá refletir no desempenho de todos os estudantes, pois vão ficar mais comprometidos em participar das atividades ligadas ao projeto”, afirma.

Cultura de Paz – Este movimento foi iniciado oficialmente, em 1999, pela Organização das Nações Unidas (UNESCO) e empenha-se em prevenir situações que possam ameaçar a paz e a segurança. Um dos fundamentos do movimento é a educação aliada à conscientização e a prevenção. Segundo à UNESCO, a cultura de Paz “está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos” e está alicerçada nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo”.