No intervalo entre os treinamentos de rotina, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) realiza qualificação específica para seus colaboradores. Desde segunda-feira (8), por exemplo, oito salva-vidas do grupamento da capital participam, de 8h às 12h e de 12h às 16h, de capacitação teórica e prática em mergulho, ministrada por membros habilitados da própria equipe. A ideia é ampliar o leque de ações empreendidas pelo núcleo de salvamento do órgão. O treinamento acontece até a próxima sexta-feira (12).
As atividades integram a preparação da Salvamar para o Verão, quando são intensificados os trabalhos de salvamento. Atualmente, a coordenadoria conta com cerca de 30 salva-vidas habilitados para operações de mergulho, nos níveis básico e intermediário, além dos oito em formação para o nível avançado.
"Nosso treinamento preparatório ocorre diariamente, entre 8h e 10h30, e envolve trabalhos na piscina e na academia de ginástica, onde são ministradas aulas teóricas e práticas sobre salvamento marítimo, além de simulação de afogamento e resgate e malhação utilitária. O treinamento na piscina facilita muito nosso trabalho, pois conseguimos treinar em um ambiente controlado, o que nem sempre é possível no mar, por conta das condições climáticas", explica Rui Araújo, chefe do Setor de Treinamento da Salvamar.
Atuação - Atualmente, a Salvamar conta com 269 agentes em operação, que atuam em 40 postos fixos e outros tantos de caráter móvel, por cerca de 42 quilômetros de orla marítima, compreendidos entre as praias do Jardim de Alah e Ipitanga, na divisa com o município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. O trecho de praia entre o Jardim de Alah e o Subúrbio Ferroviário é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros. A Salvamar ainda tem atuação em Ilha de Maré, onde mantém dois postos fixos.
Reinaugurada em dezembro de 2015, após reforma, a piscina do Salvamar possui dimensão semiolímpica e tem cerca de 1,5 metro de profundidade e 25 de comprimento, com investimento de mais de R$ 80 mil. O equipamento é de suma importância na preparação dos salva-vidas, para que possam estar sempre aptos a prestar o melhor serviço à população. Além do espaço utilizado para o treinamento dos agentes, a coordenadoria recebeu outros investimentos, como trajes de mergulho com proteção contra raios ultravioleta (neoprene), respiradores, máscaras de mergulho e de bolso - para respiração artificial (respiração boca-a-boca), capacetes e acessórios para garantir o deslocamento dos profissionais durante o trabalho.
A Salvamar também recebeu um motor de popa (25 HP), pranchas longboard, cintas com itens para auxiliar o resgate, coletes salva-vidas, além de 100 nadadeiras e 30 salsichões.