A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), está instalando um guarda-corpo metálico, medindo cerca de um quilômetro de extensão, na orla do bairro de Itapuã. Além da motivação estética, a estrutura serve como barreira de segurança para banhistas, pedestres, ciclistas e demais visitantes da região. O trecho fica nas imediações do monumento da sereia, na Avenida Otávio Mangabeira, sentido Piatã, e já conta com 600 metros implantados.
A implantação da peça integra o pacote de ações da secretaria para os Jogos Olímpicos Rio 2016, além de ser mais uma etapa da reestruturação da orla do bairro, cujo novo formato fora entregue em outubro de 2015. O guarda-corpo complementa as opões de mirantes da paisagem marítima de Itapuã, que conta ainda com um amplo deck para observação, composto de concreto e metal, que se estende ao longo do trecho de praia.
De acordo com a Seman, o guarda-corpo é constituído de uma liga especial de inox, popularmente chamada de "aço marítimo", pois se propõe a resistir à corrosão provocada pelo salitre. Sua duração estimada é de 20 a 30 anos, exceto nos casos em que há ação direta do ser humano, como em atos de vandalismo. A estrutura é afixada diretamente na pedra bruta que compõe a balaustrada da orla, o que demanda algum tempo para instalação.