Só quem perde com esse bate boca é a cidade e sua população. Com informações da Secom/Gov
Da Redação , Salvador |
03/08/2016 às 19:53
Metrô de Salvador
Foto: Secom
A Companhia de Transportes da Bahia (CTB) esclarece que, diferentemente do que foi afirmado pelo ex-secretário de Urbanismo e pelo atual gestor da Pasta, não há “desinformação ou intuito de enganar” sobre as passarelas e projetos do metrô.
O projeto de referência da licitação do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas já previa o paisagismo e melhorias urbanísticas para a Avenida Paralela. Os processos foram iniciados a mais de 1 ano. Em julho de 2015, os projetos paisagístico e urbanístico foram apresentados à prefeitura e, após os ajustes solicitados pela Sucom e Fundação Mario Leal Ferreira, o projeto paisagístico foi protocolado em fevereiro desse ano. No entanto, até o momento, a concessionária não obteve reposta do Município. Já em relação ao projeto urbanístico, após esclarecimentos, foi protocolado novamente em junho e também ainda não houve manifestação da Prefeitura.
Os projetos preveem uma ciclovia e uma pista de Cooper ao longo de toda avenida, acessibilidade, além de outros equipamentos, como bicicletários nas estações. As duas lagoas serão preservadas e o canteiro central terá cinco vezes mais árvores do que antes das intervenções do metrô.
Passarelas- As discussões acerca do padrão das passarelas nas estações do metrô começaram em outubro do ano passado, antes da conclusão da Estação Bonocô. Posteriormente, em março deste ano, a empresa concessionária do metrô apresentou à Prefeitura um projeto arquitetônico que contemplasse o padrão do Município e os novos requisitos das normas federais de acessibilidade, entre as quais, a inclinação mais suave das rampas e a instalação de patamares de descanso, intercalados entre as rampas.
O projeto obteve aprovação conceitual por parte da Prefeitura Municipal, mas o relatório técnico apresentado pela Secretaria de Manutenção foi recebido somente em 2 de agosto, recomendando o prosseguimento do projeto. Esse atraso levou a concessionária a solicitar a aprovação de uma passarela adaptada (provisória) para a Estação Detran.