Salvador

Escola em São Caetano recolhe 900 quilos de materiais recicláveis

Unidade de ensino se preocupa em preservar o meio ambiente através da prática de reciclagem
AGECOM , Salvador | 19/07/2016 às 12:47
Escola em São Caetano recolhe 900 quilos de materiais recicláveis
Foto: Tiago Barros

Ressaltar a importância da sustentabilidade através de práticas como a reciclagem é uma das propostas da Escola Municipal Engenheiro Carlos Batalha, localizada na Rua da Alegria, em Boa Vista de São Caetano. Desde o ano passado, a instituição desenvolve o projeto “Lixo: eu reciclo, eu reduzo, eu reaproveito”, que apenas este ano já arrecadou mais de 900kg de recicláveis. A ação consiste na reutilização dos materiais para a confecção de brinquedos, utensílios e na venda dos produtos para financiar atividades educacionais realizadas ao longo do ano.

O projeto parte da perspectiva de que a instituição não trata apenas de palavras, mas sim do mundo. O projeto é divido em temáticas para cada ano de escolaridade. Os temas são trabalhados em sala de aula pelos professores e as turmas são incentivadas a elaborar e construir produtos dentro do trabalho de reutilização dos materiais. Desde o início do ano houve produção de cordéis, brinquedos como carrinhos de papelão e garrafas pet, jogos infantis, a exemplo do jogo da velha, cartazes e outros produtos como porta-lápis e porta-moedas.

Segundo a vice-diretora da escola, Cássia Gonzaga, embora o projeto tenha sido iniciado no ano passado, ele passou por uma reformulação e funciona nesse novo molde há alguns meses. “Começamos há seis meses, por conta da preocupação em preservar o meio ambiente. A partir daí, conversamos com professores e eles aceitaram participar do projeto. O primeiro tema escolhido foi a biodiversidade e como foi um assunto bem aceito pelo corpo gestor da escola e pelos alunos, nós decidimos continuar com ele”, explica.

Funcionamento - Os alunos levam os materiais recicláveis para a escola e os separam junto com os gestores e professores, de acordo com a categoria: plástico, papel, metal e vidro. As famílias dos estudantes também são parceiras no processo de reutilização, compartilhando informações e incentivando os alunos. A ação retorna como benefício para os próprios alunos. Com a venda dos produtos reaproveitados, também são comprados brinquedos e realizadas festas na escola, como o Dia das Crianças.

“Atualmente, nossos alunos já possuem a consciência crítica da importância da preservação do meio ambiente através da reciclagem. Todos os brinquedos produzidos são levados para casa pelos alunos e também disponibilizados na própria escola em um espaço destinado a isso. Demos um enfoque maior na reciclagem, na intenção dos alunos reaproveitarem coisas que podem ter outra finalidade ao invés de ir para o lixo”, esclarece a diretora Ana Cleria Mascarenhas.

Hoje, a escola atende a mais de 340 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA).