Salvador

Caminhada celebra 26º aniversário Estatuto da Criança e do Adolescente

Caminhada realizada pelas ruas do Centro da capital baiana teve como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de resguardar a infância e a adolescência das diferentes formas de violência
AGECOM , Salvador | 13/07/2016 às 18:48
Caminhada Jovens
Foto: Milena Abreu

Crianças, adolescentes e profissionais dos sistema de garantia de direitos participaram da 12ª Caminhada do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na manhã desta quarta-feira (13), em comemoração ao 26º aniversário da promulgação do ECA. Com o tema “Direito à Vida”, a caminhada realizada pelas ruas do Centro da capital baiana teve como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de resguardar a infância e a adolescência das diferentes formas de violência.

Durante o trajeto, a secretária municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Ana Paula Matos, falou sobre importância das crianças e adolescentes conhecerem seus direitos. "É dever do Estado, do Município e da família cuidar de vocês. Se alguém tentar maltratá-los, ligue para o Disque 100, procure o conselheiro tutelar, a diretora da escola, porque nós existimos para cuidar de vocês", disse. Ela destacou também que “o sucesso da caminhada foi fruto do trabalho dos 90 conselheiros tutelares, que estão exercendo suas atividades com todo o amor”.

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rodrigo Alves explicou que a caminhada é o extrato de toda a trajetória que o estatuto tem. “Hoje nós lutamos aqui pela vida de crianças e adolescentes negras, pobres e do sexo masculino, que são as maiores vítimas da violência. A gente espera que essa caminhada sirva como um pontapé para a discussão de políticas públicas nessa direção. Direito à vida com dignidade, saúde, educação e lazer, porque sem isto, a vida não tem sentido”, afirmou.

O evento, que teve início no Largo do Campo Grande, terminou na Praça Castro Alves. No ponto final da caminhada, um bolo de aniversário do ECA foi dividido com todos os presentes para celebrar a realização da atividade em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes de Salvador.