A continuação das comemorações pela Independência da Bahia, na tarde deste sábado (2), foi dada no 2º Distrito Naval, no bairro do Comércio, em Salvador, de onde o governador Rui Costa assistiu ao hasteamento das bandeiras no Forte São Marcelo. O ato celebra 193 anos da expulsão das tropas portuguesas do território baiano. “Na data de hoje se destaca o sentimento de liberdade do Brasil e da Bahia. Eu diria que nós baianos somos mais apaixonados por esta data do que pelo 7 de Setembro, porque no 2 de Julho se materializou, de fato, a independência do nosso país, com a luta do nosso povo expulsando os portugueses. Por isso a nossa reivindicação que esta data se torne uma data nacional “, afirmou Rui Costa.
Também participaram da solenidade o comandante do 2º Distrito Naval, o vice almirante da Marinha, Cláudio Portugal Viveiros; o comandante da 6ª Região Militar, general Artur Costa Moura; e o comandante da Base Aérea de Salvador, coronel aviador Marcelo Lobão Schiavo.
Do comércio, o governador seguiu para o Campo Grande, onde aguardou a chegada dos carros com as imagens dos caboclos, acompanhados por diversas fanfarras, filarmônicas e outras manifestações culturais. No local, foi realizada a execução dos hinos Nacional e da Bahia e o acendimento da pira com uma tocha que percorreu, acesa, diversas cidades baianas. O professor Hélio Carneiro de Campos foi o responsável pelo acendimento da pira. Ainda no Largo do Campo Grande, o governador Rui Costa depositou uma coroa de flores no monumento ao 2 de Julho.