vide
Tasso Franco , da redação em Salvador |
17/06/2016 às 21:09
Comidas tipicas
Foto: Eloi Correa
O Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha) e o Centro de Abastecimento Alimentar (Ceasa) do Cia, ambos em Salvador, já iniciaram a venda de produtos típicos do período junino. O primeiro foi decorado para o São João pelos próprios permissionários, permitindo que o público entre no clima dos festejos. Barracas temáticas ofertam artesanatos e comidas, como milho, amendoim, bolos, doces e castanhas, em um cenário montado na entrada do estabelecimento.
A programação especial da Ceasinha proporciona o lazer dos clientes com música e danças tradicionais. Nesta sexta-feira (17), a Banda Bond Boca alegrou quem passava pelo local. “Está tudo muito bonito. Hoje, por um acaso, vim com minha filha e nós duas gostamos bastante. Comida boa e diversão garantidas”, afirma a administradora de empresas Flávia Rey. A Ceasinha também foi palco da apresentação de encerramento das atividades para o recesso do São João da Escola Municipal Cristo é Vida. Estudantes da instituição, localizada na Chapada do Rio Vermelho, brincaram na quadrilha junina.
“Preparamos uma programação especial para o São João. No Mercado do Rio Vermelho, o cliente pode se divertir e adquirir produtos de qualidade. O São João ainda nem chegou, mas as pessoas já entraram no clima aqui”, explica o administrador do espaço, Paulo Henrique Martins. No dia 23 de junho, véspera do São João, a Ceasinha funciona das 7h às 15h. Já no dia 24, o mercado vai fechar, reabrindo no sábado subsequente em horário normal.
Ceasa do Cia
Se a Ceasinha do Rio Vermelho está preparada para o consumidor, a Ceasa do Cia garante ofertas imperdíveis a varejistas e atacadistas. No período junino, alimentos como milho, amendoim e laranja são vendidos com preços abaixo do mercado. Segundo o superintendente da Ceasa do Cia, Eugênio Burgos, o comprador pode ter uma economia de até 30% na aquisição dos produtos.
“A maioria desses produtos vêm de Santo Antônio de Jesus, Irecê, Cruz das Almas e Rio Real e são vendidos por um preço especial, focando principalmente os revendedores. Se o comprador comprar aqui, pode ter um lucro considerável ao vender para o mercado”, garante Burgos.
Na Ceasa do Cia é possível ver caminhões repletos de produtos e uma movimentação intensa de interessados. As feiras acontecem três vezes por semana (segundas, quartas e sextas-feiras) e todo mundo sai ganhando: quem vende e quem compra para revender. Por dia, cerca de cinco mil pessoas adquirem itens de qualidade no local.
“Compro alimentos aqui há muitos anos. Aqui, a gente compra mais barato e consegue ter nosso sustento com a venda. Vendo em Camaçari pelo preço de mercado e mantenho minha família com o dinheiro”, conta o feirante José Raimundo Assis. As feiras funcionam das 3h30 às 17h, no estacionamento da Ceasa.