Salvador

Metrô completa 2 anos e nem Imbassahy, nem J. Henrique são convidados

Com informações da Secom e comentários do Bahia Já
Da Redação , Salvador | 11/06/2016 às 13:39
Rui, que era contra, posa como 'pai' do metrô
Foto: Manu Dias
O Metrô de Salvador completa dois anos de inauguração e operação neste sábado (11), com a marca de 16 milhões de embarques realizados. A chegada do equipamento introduziu uma nova cultura do transporte na capital. O passageiro, que antes dependia do fluxo do trânsito, atualmente pode se descolar pela cidade de maneira mais cômoda e com agilidade.

De metrô, o deslocamento entre as estações da Lapa e Pirajá, atualmente, dura 16,5 minutos, enquanto em outros veículos pode levar uma hora ou mais. “O metrô tem essa vocação natural de ser um transporte em rede, que otimiza a mobilidade urbana, encurtando distâncias e ainda garantindo uma viagem segura e confortável”, afirma o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins.

Para garantir mais mobilidade e qualidade ao transporte público da capital baiana, a integração do metrô será ampliada a partir deste domingo (12), quando 27 novas linhas urbanas se somam às dez já integradas desde janeiro. A integração, que ganhará um aporte de mais 88 linhas no dia 10 de julho, é válida pelo período de duas horas, mediante o uso do cartão do metrô ou do SalvadorCard, e o usuário não paga nada a mais pelo benefício.

Marcando os dois anos de inauguração, o governador Rui Costa visita o Pátio Pirajá, que é um conjunto de edificações onde se localiza o complexo de manutenção dos trens do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) e o novo Centro de Controle Operacional (CCO), na próxima terça-feira (14). “Desde que assumiu a gestão do metrô, em 2013, o Governo do Estado não mediu esforços para viabilizar o seu funcionamento pleno e integrado, pensando sempre no bem-estar da população que depende do transporte público”, acrescenta Martins.

Linha 2

As obras da Linha 2 do metrô entram em fase final para duas estações - Acesso Norte 2 e Detran. A Estação Acesso Norte 2, que será ponto de integração com a Linha 1, tem mais de 98% das obras concluídas. Já a estação Detran tem mais de 95% das intervenções concluídas, com previsão de termino no próximo mês de julho. Quando ficar pronta, até o final de 2017, a Linha 2 vai permitir que o trajeto de 23 quilômetros entre o Acesso Norte e o município de Lauro de Freitas.

COMENTÁRIO DO BAHIA JÁ

A história do Metrô de Salvador é uma das mais curiosas da cidade. Idealizado no governo do prefeito Antonio Imbassahy (1997/2004) começou a ser construido em 1999. O PT era contra, sempre. Na Câmara de Vereadores, Rui Costa, vereador do PT era contra. Nelson Pelegrino, na campanha de 1996 escrachou a idéia do Metrô.

A primeira fase do metrô com 12 km (Lapa Pirajá) era pra ser inaugurada em 2003. O governo federal, ainda com FHC, na crise de 2001 deixou de mandar os recursos e a obra parou. Retornou em 2002. Quando Imbassahy saiu do governo, em 2004, deixou 60% das obras de infra concluidas.

Lula venceu a eleição e travou o metrô, em 2003. João Henrique ganhou a eleição em 2004 e com o apoio do PT, em 2005, destravou o metrô, aí já com a ajuda de Pelegrino.

A pedido de Palocci, JH encurtou o metrô para 6km e inagurou a obra em 2012, experimentalmente. O metrô calça curta rodou com JH e João Leão, em 2012, mas não operou comercialmente.

Em 2012, ACM Neto ganha a eleição e passa o metrô para o governo do Estado, em 2013. O então governador Wagner passa a operar o metrô. Rui ganha em 2014 e embala o metrô até Pirajá, como era originalmente. O PT passa a ser favorável ao metrô de corpo e alma.

No governo Rui começa a obra da linha 2 que deverá artingir Lauro de Freitas.