Salvador

OBRA DE FACHADA DA PREFEITURA desaba no Mercado do Peixe

Recentemente desabou com a maré parte da ciclovia do Rio. Hoje, foi o quiosque inaugurado com festa há menos de dois meses, em Salvador
Da Redação e Correio , Salvador | 03/05/2016 às 11:52
Ao primeiro vento a cobertura desabou.
Foto: Correio, Amanda Palma
  A obra de fachada da Prefeitura de Salvador no Mercado do Peixe do Rio Vermelho desabou quase toda as cobertura com as chuvas que caem na capital. Obra mal feita não resistiu ao primeiro vento e foi ao chão. Por poujco não acontece um problema mais grave. Por conta disso, 60% dos estabelecimentos ficarão fechados por pelo menos 24 horas para reparos e perícia.

   Segundo Marcílio Bastos, secretário municipal de Manutenção (Seman), foi um vento forte que provocou o arrancamento da lona por volta das 8h. Alguns cabos se partiram, causando a queda de toras de madeira que seguram a estrutura.

  De acordo com testemunhas, por conta da chuva, a água começou a acumular em partes onde a lona ainda estava tencionada e foi necessário fazer buracos para evitar que toda a cobertura caísse.

   O local foi reaberto e a estrutura inaugurada em março deste ano. "Essa lona foi colocada recentemente e tem garantia. A empresa que instalou já foi acionada. Logo quando a informação chegou, viemos para o local e fizemos o isolamento", explicou Marcílio.

   A empresa Nova Era, responsável pela obra, fará a remoção da lona e, por conta disso, os quiosques Country Grill Café, Auge da Baiana, Pai Inácio, Tô em Casa e Caminho de Casa ficarão fechados por 24 horas. "De qualquer forma, a estrutura vai ser periciada para que a empresa faça a correção sem nenhum prejuízo para a prefeitura e que não volte a ocorrer esse tipo de problema", completou o secretário.

   Ainda não há previsão para a instalação de uma nova estrutura. Ainda de acordo com Marcílio, a lona tem garantia de dois anos e fundação deveria aguentar um vento de até 130 km/h. Ele acredita que o material recebeu uma carga maior do que já estava previsto e por isso rasgou.

Para os parâmetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o vento na capital nas últimas horas foi considerado fraco, com a observação às 21h de segunda-feira (2) e às 9h de hoje, na estação meteorológica de Ondina. Pela noite o vento chegou a 12 km/h e hoje pela manhã foram registrados 2,5 km/h.