Uma das principais ligações entre o Subúrbio e o Centro é entregue duplicada e completamente recuperada pela Prefeitura nesta quinta-feira (28)
Agecom , Salvador |
28/04/2016 às 15:47
Luiz Maria com melhor qualidade
Foto: Max Haack
Uma das principais vias de ligação entre o Subúrbio Ferroviário e o Centro da cidade, a rua Luiz Maria (Baixa do Fiscal) foi entregue duplicada e requalificada pela Prefeitura nesta quinta-feira (28), durante cerimônia que contou com as presenças do prefeito ACM Neto, secretários e gestores municipais, autoridades, lideranças comunitárias e moradores. Como parte da programação de aniversário de 467 anos de Salvador, a ação é fruto de um ano de elaboração de projeto e oito meses de obras, com investimento total de R$10,5 milhões, com recursos próprios, e realização de melhorias também na drenagem e na parte urbanística.
“Todos se lembram como era a via até essa obra. Era marcada por buracos, com problemas seriíssimos de drenagem e alagamentos constantes. O sofrimento era diário das pessoas que andavam de ônibus, de carro e moto, com reclamações permanentes da situação. A Prefeitura decidiu fazer um projeto completo que resolve definitivamente o problema da Baixa do Fiscal e que, acima de tudo, embeleza essa área, dando mais conforto, segurança, mobilidade e melhorando a condição e a qualidade de vida das pessoas que moram ou frequentam essa região”, pontuou o prefeito ACM Neto.
Duplicação
As intervenções foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec), por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop). A nova Luiz Maria conta com a duplicação da pista, cada uma com 460m de extensão, sete metros de largura e duas faixas, o que possibilitará melhor fluidez para os cerca de 40 mil veículos que trafegam diariamente tanto para a Avenida Suburbana quanto para a Calçada.
Uma das novidades foi a aplicação do piso intertravado de blocos de concreto, tanto na pista nova quanto na antiga, que vai possibilitar maior durabilidade e escoamento da água. Os passeios são de concreto com piso tátil, com dois metros de largura. A nova via conta ainda com nova baia para ônibus e ciclovia com pouco mais de 2,4 metros de largura. O investimento apenas na pavimentação foi de R$5,36 milhões.
Drenagem – Para melhoria da drenagem, foi construído um canal de 520 metros de extensão, sendo 230 deles cobertos, e instalação de microdrenagem em toda a via. Esta, inclusive, foi um dos principais desafios para a realização da obra de duplicação da Luiz Maria, já que o terreno era composto por lama e lixo, além de sofrer o refluxo da maré na saída do canal da Suburbana, na Enseada dos Tainheiros, provocando assim os constantes alagamentos no período chuvoso.
“Para resolver o problema definitivamente, o ideal seria fazer a obra em todo o canal, porém o custo da intervenção é muito alto. A solução encontrada foi reavaliar a base e sub-base e retirar todo o material antigo, incluindo o revestimento do canal, e aplicar revestimento novo com diâmetro de passagem de 1,90m. Para a estabilização da pista, foram aplicados dois colchões de areia de 1,20m de altura cada, laje e piso de concreto intertravado, para dar mais segurança aos veículos e garantir a durabilidade do pavimento”, explicou o secretário da Sindec, Paulo Fontana.