Aconteceu no bairro de São Caetano
SSP , Salvador |
02/04/2016 às 18:42
Atendimento ao público
Foto: Alberto Coutinho
O primeiro sábado de abril (2) foi movimentado para mais de 500 moradores de São Caetano, em Salvador, que puderam tirar gratuitamente carteiras de trabalho e de identidade, certidão de nascimento, além de receber atendimento jurídico, por meio do 4° Mutirão do Pacto Pela Vida realizado pela Câmara Setorial de Prevenção Social (CSPS). Enquanto os pais eram atendidos, as crianças participavam de recreações proporcionadas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Os mutirões agora têm novo formato - o Estado entra com os serviços e as comunidades organizam a ação.
Aílton Cerqueira, 63 anos, é segurança e aproveitou a oportunidade para tirar a carteira de identidade no Centro Comunitário da Igreja São Nicolau, onde o mutirão ocorreu. Após ser atendido, ele ainda passou no mercado e antes das 11h já estava em casa. “Eu teria que ir ao Instituto Pedro Mello, [ia] gastar dinheiro de transporte [e teria] perdido o dia inteiro. Esse mutirão foi muito bom para nós todos”. Idevaldo Ribeiro, que não é de Salvador, não precisou ir até a ilha para conseguir a segunda via da certidão de nascimento. “Teria que atravessar de ferry e pegar ônibus até Jaguaripe. Aqui eu resolvi tudo”.
Jardim Lobato e Camaçari
Coordenadora da ação pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Ana Paula Sampaio informou que as próximas comunidades atendidas serão as do Jardim Lobato, em 16 de Abril, na Praça do Petróleo, e de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), no dia 30. “Quem desejar ser atendido é preciso levar certidão de nascimento para tirar a carteira de identidade, comprovante de residência e título de eleitor para o CPF. A gente tem percebido aumento da demanda em cada mutirão”.
O padre José Carlos Santos, organizador do mutirão em São Caetano, disse ter gostado do novo formato, com a comunidade organizando. “Na medida em que alguém da comunidade está organizando, a adesão é maior. A oferta [dos serviços] é feita onde as pessoas não podem ir aos órgãos. Isso [o mutirão] é muito bom, [é] um passo à frente para reforçar a cidadania dos baianos”.
Instância que articula e integra as ações de promoção e proteção social do Pacto pela Vida, a câmara tem o foco na prevenção, por meio de ações sociais planejadas para áreas estratégicas do programa, buscando reafirmar direitos e promover acesso da população a serviços públicos.
A câmara é integrada por órgãos governamentais e da sociedade civil, como as secretarias estaduais da Segurança Pública (SSP), Comunicação (Secom), Proteção à Mulher (SPM), Promoção e Igualdade Racial (Sepromi), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Saúde (Sesab), Meio Ambiente (Sema), Cultura (Secult) e Educação, além do Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e prefeitura municipal.