A guerra contra o Aedes Aegypti continua intensa por toda a cidade. Uma equipe do Centro de Combate de Zoonoses (CCZ) realizou na manhã desta segunda-feira (14) aplicação do larvicida Pinyproxyfen – substância utilizada no combate ao vetor – em prédios da Rua Oscar Carrascosa, na Barra, após denúncia de caso suspeito de chikungunya.
A equipe é formada por três agentes de combate a endemias. O produto foi aplicado em um raio de 100 metros ao redor da residência suspeita e seu efeito dura ao menos uma semana. A aplicação é feita em casos suspeitos acima de 50% ou confirmados nas unidades de saúde. A mobilização é necessária para matar o alado que infectou determinado individuo e a população já existente naquela região.
Em um prédio foi encontrado três pontos de focos do mosquito e uma moradora apresentando sintomas da febre chikungunya. Os 34 apartamentos do edifício foram inspecionados e os moradores receberam orientação da equipe de combate a endemias. As larvas coletadas passarão por análise em laboratório.