A missa de 30º dia de falecimento do arquiteto Benito Sarno, acontece amanhã (sábado, dia 5), às 8h, na Igreja Nossa Senhora de Nazaré (Praça Alameda Couto), em Salvador. Benito foi diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) entre 1983 e 1987.
Antes disso, ele atuou amplamente nas áreas de arquitetura e urbanismo, como arquiteto da Seção de Projetos e arquiteto-chefe da Seção de Saneamento e Urbanismo do Departamento das Municipalidades na Secretaria do Interior e Justiça do Estado da Bahia.
Graduado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade da Bahia em 1960, Sarno angariou muitos amigos e admiradores no IPAC. O Instituto é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais.
O IPAC atua na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.