Salvador

Nova feira de Cosme de Farias está em fase final de conclusão

Estrutura a ser administrada pela Semop vai dar mais conforto a 70 feirantes que atuam no bairro
AGECOM , Salvador | 17/02/2016 às 19:21
Finalização da nova feira de Cosme de Farias
Foto: Bruno Concha

As obras da tradicional feirinha de Cosme de Farias, iniciadas em 16 de janeiro, já estão em fase de conclusão. O local receberá 70 trabalhadores cadastrados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que administrará o espaço. A iniciativa visa proporcionar um ambiente digno de trabalho para os ambulantes, já que a antiga feira funcionava na rua principal do bairro de forma precária, além de trazer transtornos ao tráfego de veículos e passagem de pedestres.

A nova feira funcionará na Rua Venceslau Galo, próximo ao fim de linda de Cosme de Farias. A reestruturação do espaço conta com recapeamento asfáltico, recuperação do passeio público, além de uma cobertura para evitar que a chuva danifique as mercadorias e barracas padronizadas pela Prefeitura. O cadastramento dos permissionários já foi iniciado e segue o critério de priorizar os vendedores que atuam na localidade há mais tempo.

Com atuação há mais de 20 anos na antiga feira, o casal Rosemari e Raimundo dos Santos estão ansiosos para começar as vendas em um novo espaço. “Agora temos proteção contra a chuva e o sol e um pouco mais de conforto para nós e os clientes. A organização é muito importante, deixa tudo mais bonito e agradável para todos”, comenta Rosemari.

“Eu trabalho há mais de dez anos aqui vendendo banana e acho que tudo tende a melhorar, inclusive o trânsito que é atrapalhado por causa das barracas na rua. Agora que temos o nosso lugar, os engarrafamentos vão diminuir”, avalia o também vendedor Eliomar do Carmo.

O coordenador de Feiras e Mercados da Semop, Iuri Dias, afirma que o trabalho visa não apenas melhorar a infraestrutura, mas também a questão profissional dos feirantes. “Nossa intenção é oferecer mais estrutura e capacitação por meio de cursos realizados em parceria com o Sebrae. Queremos resgatar esses trabalhadores da informalidade e transformá-los em microempreendedores individuais”.