Avaliação do MEC envolve 1,4 mil receitas em todo o país e reflete empenho da rede municipal de ensino em promover qualidade dos alimentos
SME , Salvador |
15/02/2016 às 18:22
Novo material pedagógico será entregue nesta semana
Foto: Jefferson Peixoto
A partir desta terça-feira (16), os alunos da rede municipal de ensino da Educação Infantil e Ensino Fundamental I começam a receber o material pedagógico Nossa Rede, produzido pelos próprios professores e coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal da Educação (Smed). A cerimônia de entrega acontece às 9h30, durante a reinauguração da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, na Avenida General Graça Lessa, s/n, Vale do Ogunjá (próxima ao Mercantil Rodrigues), com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário da Smed, Guilherme Bellintani.
Todos os professores da rede receberam o novo material pedagógico e já utilizaram para planejamento realizado na última quinta e sexta-feiras (11 e 12), durante a Jornada Pedagógica 2016. A implantação do Nossa Rede vai permitir um alinhamento pedagógico em todas as escolas da rede, que antes tinha vários projetos pedagógicos e este ano passa a ter seu próprio projeto, ação pioneira em todo país.
Elaboração - O projeto Nossa Rede foi produzido por professores da rede municipal e tem novas diretrizes e material inovador. A ação beneficiará mais de 100 mil alunos e também está prevista no programa Combinado, tendo como objetivo a elaboração das novas diretrizes curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. O modo como o Nossa Rede foi construído é pioneiro na educação pública brasileira.
Com foco na participação e criação colaborativa, o novo material pedagógico foi produzido dentro de uma visão de respeito aos valores das identidades culturais de Salvador e suas peculiaridades. Foram elaborados 80 cadernos pedagógicos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, assim como demais materiais que farão com que os alunos aprendam da mesma maneira em todas as escolas da cidade. O processo de criação contou com o apoio de parceiros como a Avante, Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) e Pracatum.
Reforma – Também parte integrante do Programa Combinado, a reforma da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães contou com investimento de quase R$1,2 milhão e a estrutura é composta por dez salas, quadra, biblioteca e parque infantil, dentre outros ambientes. A unidade escolar possui 492 alunos nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Boa merenda
Salvador tem a melhor merenda escolar do Nordeste e está entre as mais nutritivas do país. A constatação do bom trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) partiu de concurso realizado pelo Ministério da Educação (MEC), envolvendo 1,4 mil receitas desenvolvidas por escolas de todo o país. O MEC avaliou aparência, sabor e ingredientes utilizados nas receitas. Além da capital baiana, foram escolhidos ainda pratos produzidos no Paraná, em Goiás, no Espírito Santo e no Pará.
Os três colégios nordestinos pré-selecionados pelo MEC para a disputa foram de Salvador: a Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias, em Ilha de Maré, - que ficou entre as cinco primeiras do país - e as escolas municipais Batista de São Caetano (São Caetano) e Francisco Leite (Cajazeiras), que disputaram até o fim uma vaga na gincana nacional do ministério. Para o secretário da Smed, Guilherme Bellintani, a premiação é fruto do trabalho realizado e desenvolvido desde a formação do cardápio, passando pela conservação dos mantimentos até o trabalho das merendeiras no desenvolvimento dos pratos. “Não foi surpresa a avaliação do MEC. Nossa intenção é aprimorar ainda mais a merenda escolar no município”, afirma.
Segundo Cletia Paraguassu, diretora da Nossa Senhora das Candeias - que em 2016 passou a se chamar Escola Municipal de Ilha de Maré -, a notícia da escolha foi recebida com muita alegria por alunos e professores. "Eu parecia uma criança brincando e gritando para que todos soubessem que fomos contemplados por termos a melhor merenda do Nordeste".